PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: JULIANA AZEVEDO DE QUEIROZ

DISCENTE: JULIANA AZEVEDO DE QUEIROZ
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: OS SEGREDOS DO JARDIM NO ROMANCE (1911) E NA ANIMAÇÃO (1994): UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO E PERSONAGEM EM O JARDIM SECRETO
PALAVRAS-CHAVES: Intermidialidade, adaptação, animação, espaço narrativo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este estudo analisa como se dá a relação entre personagens e espaço no romance inglês O Jardim Secreto e em uma adaptação para a televisão, com base nas teorias da inter-midialidade. A transposição midiática é uma forma de intermidialidade que ocorre du-rante este processo de adaptação. No entanto, tanto a autora do romance quanto o diretor do filme animado utilizam recursos relacionados a outras mídias além daquela escolhida como a principal forma de expressão. Procuramos analisar os diferentes modos de mostrar e contar empregados pelos autores por meio de pesquisas sobre intermidialidade, estudos culturais focados na adaptação, teoria do cinema e teoria literária acerca do espaço a fim de compreender como a relevância do espaço na narrativa é abordada nas duas obras, de acordo com o diálogo intermidiático. Buscamos compreender as várias formas em que a intermidialidade pode ocorrer, com a intenção de explorar a relação dos personagens com o espaço nas duas obras, através de suas técnicas e ferramentas específicas, bem como as motivações artísticas por trás dessas ocorrências e como elas afetam a experiência do leitor e do espectador.
Externo à Instituição - CICERA ANTONIELE CAJAZEIRAS DA SILVA
Presidente - 6337291 - GENILDA ALVES DE AZEREDO