PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: JACQUELINE VERÍSSIMO FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: JACQUELINE VERÍSSIMO FERREIRA DA SILVA
DATA: 24/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: UM ESTUDO SEMIÓTICO SOBRE O SLAM EM LIBRAS: UMA NOVA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Semiótica. Literatura Surda. Slam. Libras. Cultura Surda
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Com as crescentes manifestações artístico-culturais da comunidade surda, surge-se a demanda de ampliação de pesquisas acadêmicas destinada às análises dos discursos das pessoas surdas, e tratando-se de produções culturais do slam sinalizado foi percebido que a necessidade é ainda maior. O slam sinalizado é uma produção cultural mais recente, e que apresenta temas com problemáticas sociais contemporâneas, que envolvem o povo surdo e que apresenta escassez de estudos voltados para análise do discurso, especificamente tomando como base a semiótica greimasiana. Dispondo como o objetivo analisar semioticamente o processo de produção de slam em Libras, tendo como material artístico as produções do grupo “Slam do Corpo”. E tendo como etapas para realização dessa pesquisa, os objetivos específicos: A identificação do papel do poeta surdo, do tradutor e do tradutor-poeta ouvinte nessas produções literárias; A categorização temática das produções poéticas da comunidade surda brasileira registrada em eventos do slam sinalizado no Brasil e; Analisar três (3) textos poéticos produzidos pelo grupo Slam do Corpo com base na Semiótica Greimasiana e Semiótica das culturas. Para delinear metodologicamente cada etapa proposta foi escolhida uma abordagem qualitativa, visando destacar as características subjetivas das obras poéticas, tomando como base a pesquisa etnometodológica. As análises das obras depreende-se de elementos verbais e não verbais contidos nelas abarcam elementos culturais do povo surdo, com a perspectiva de destacar fatores determinantes para identificação de perspectivas sociais divergentes, entre os surdos e ouvintes. Apesar de trazer duas línguas diferentes nas suas apresentações, o Slam do Corpo consegue usá-las de forma que haja uma unicidade linguística e corpórea entre elas. E analisando exclusivamente os textos apresentados, observa-se que trazem uma perspectiva diferente, pois as questões externas e internas que as constituem trazem perspectivas sociais divergentes da comunidade surda e da ouvinte. Para subsidiar essa pesquisa os autores a embasam são: Fiorin, Barros, Batista, Strobel, Peixoto, Machado e Sutton – Spence, Pais.
Externo à Instituição - GILDETE DA SILVA AMORIM MENDES FRANCISCO
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES