PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: FERNANDA DINIZ FERREIRA

DISCENTE: FERNANDA DINIZ FERREIRA
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Sala 514
TÍTULO: ENTRE SAGAS, AGRURAS E DUELOS: Uma análise comparativa da bela morte em Guimarães Rosa
PALAVRAS-CHAVES: Herói rosiano. Bela morte. Combate singular. Defesa da honra.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O presente trabalho de dissertação consiste em analisar, de forma comparativa, os contos “A hora e vez de Augusto Matraga”, “Duelo” e “Os Irmãos Dagobé”, de João Guimarães Rosa. Os dois primeiros contos se encontram em Sagarana, obra de estreia do autor, publicada em 1946. Já o terceiro conto faz parte do livro Primeiras Estórias, publicado em 1962. O cerne da análise é, especificamente, compreender como se configura a morte trágica do personagem moderno em contos de Guimarães Rosa, bem como contribuir para a leitura crítica da relação entre o erro trágico e o destino dos protagonistas. Observa-se que a bela morte, originária da literatura clássica, demonstra permanência e influência na literatura contemporânea. Além disso, objetiva-se identificar, à luz de certas categorias aristotélicas, como o desfecho trágico continua a caracterizar a ação de personagens literários na atualidade, contribuindo, assim, com as pesquisas críticas, ampliando os estudos sobre modernidade e tradição. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico, com a leitura imanente dos contos, com base em concepções teóricas que versam sobre a categoria escolhida ou que tenham alguma relação com ela. Assim, priorizamos os estudos de Jean-Pierre Vernant (1977; 2022), dentre outros que seguem o mesmo viés, tais como: Marques Júnior (2008; 2013), Luna (2012), Campos (2000), que dialogam diretamente com a proposta de análise da presente pesquisa.
Presidente - 337965 - ARTURO GOUVEIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - HELIO SANTIAGO RODRIGUES ABDALA