PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JHENNEFER ALVES MACÊDO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JHENNEFER ALVES MACÊDO
DATA: 23/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Multimídia C
TÍTULO: PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO LITERÁRIA JUVENIL: AFINAL, O QUE LEEM OS JOVENS DO SÉCULO XXI?
PALAVRAS-CHAVES: Literatura juvenil; Leitura literária; Livros premiados; Booktubers; Mediação; Ensino Fundamental II
PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A presente pesquisa visa trazer à tona problematizações concernentes à
circulação e à mediação de obras literárias no Ensino Fundamental II, tendo em vista
que, ao realizarmos entrevistas, tanto nãodiretivas, quanto por intermédio de
questionários, com alunos do referente nível educacional, provenientes das redes públicas
e privadas de ensino da cidade de João Pessoa-PB, visualizamos uma lacuna considerável
entre professores, alunos e leituras literárias, já que estão ausentes das salas de aulas (1)
a produção legitimada academicamente, isto é, as obras que recebem os selos de altamente
recomendáveis para os jovens pelos prêmios nacionais, a exemplo dos concedidos pelo
JABUTI e pela FNLIJ promovendo um quase total desconhecimento acerca dessas
seleções e das obras que são indicadas, essas que deveriam ser trazidas, principalmente,
pelos educadores para a sala de aula, bem como (2) as indicações feitas pelos novos
curadores literários digitais chamados de booktubers, e que, de maneira recorrente, são
vistas nas mãos dos adolescentes nos momentos opostos aos das aulas, mas que costumam
receber a classificação de literatura de segunda mão por muitos profissionais da educação.
Sendo assim, a partir desses desencontros de vozes e de leituras, percebemos uma crise
da formação leitora em sala de aula, a que acontece ora pela ausência de livros, fruto da
problemática da não circulação e do desconhecimento a respeito das produções, ora pela
não priorização de uma construção literária, no decorrer do processo formativo, a qual
deveria ser pautada na apresentação das obras selecionadas pela crítica literária, mas também na inserção das produções que são lidas pelos jovens, promovendo, então,
encontros literários e a formação de leitores plurais. Portanto, considerando essas
constatações, a fim de contribuir para o preenchimento dessas lacunas, sobretudo
consoante à mediação, propomos uma pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa,
que, além de investigar, por intermédio de aproximações com os sujeitos envolvidos nesse
cenário, isto é, professores, alunos e curadores literários, as motivações que estão
contribuindo para esse afastamento das obras literárias do espaço escolar, objetiva
também, por meio da realização de círculos de leitura literária, com alunos de duas escolas
da educação básica, das redes públicas e privadas, desenvolver uma proposta interventiva,
visando analisar as recepções, por parte dos leitores, a respeito dessas obras, sejam elas
premiadas pelo âmbito acadêmico ou best-sellers. Como resultado desse estudo,
evidenciamos que, ao alargar os horizontes das obras literárias, seja no processo de
seleção, de acesso e de execução do processo de leitura e de análise em sala de aula,
ampliam-se as perspectivas leitoras dos nossos alunos e, consequentemente, as nossas
enquanto mediadores, desembocando em uma formação leitora crítica e pluralizada. Para
o desenvolvimento das discussões aqui propostas, em âmbitos teóricos e práticos,
ancoramo-nos nos estudos já desenvolvidos por Chartier (1998); Zilberman (1993);
Abreu (2006); Groppo (2000); Catani (2008); Cardona (2006); Bajour (2012); Oliveira
(2013); Cosson (2014); Souza (2015); Filho (2016); Colomer (2017); Santos (2018), entre
outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - IRANY ANDRÉ LIMA DE SOUZA
Externo à Instituição - ROSANGELA NERES ARAUJO DA SILVA