PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: MARIVALDO OMENA BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIVALDO OMENA BATISTA
DATA: 24/08/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Um pacto silencioso com o corpo e com a sexualidade: a poesia de Alice Ruiz na sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: Alice Ruiz; Ensino de Poesia; Corpo e Sexualidade; Estratégias de Leitura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O projeto estético de Alice Ruiz apresenta uma abordagem na linguagem que permite a compreensão de um discurso centrado no protagonismo feminino. Dessa forma, seus poemas, haicais, canções e histórias em quadrinhos proporcionam uma percepção da mulher sob a perspectiva do corpo e da sexualidade. Através dessa abordagem, o leitor não apenas apreende as diversas configurações estéticas, mas também compreende a luta das mulheres por espaços na sociedade, os quais costumam ser dominados por homens e por um sistema jurídico predominantemente machista. A partir desse contexto, a proposta desta pesquisa se concentra em uma leitura analítica das escritas de Alice Ruiz a partir da estilística e dos estudos pós-estruturalistas, bem como visa consolidar um fazer metodológico que proporcione uma interação significativa entre os jovens leitores e os textos poéticos em sala de aula. Para assegurar a experiência de leitura literária na escola, abordamos as estratégias de leitura de Girotto e Souza (2012) e a sequência didática de Solé (1998). Quanto ao contexto discursivo dos textos da poeta, são destacadas três categorias teóricas relacionadas ao patriarcalismo: o conceito de poder de Foucault (2014), a violência simbólica de Bourdieu (2021) e as desigualdades de gênero de Butler (2019). No que diz respeito à leitura analítica dos poemas, apropriamo-nos das considerações de Pfeiffer (1966), Cohen (1975), Staiger (1975) e Hegel (1980). As reflexões sobre a Estética da Recepção de Jauss (1979) e (1994), e a Teoria do Efeito Estético de Iser (1996) e (1999) fundamentaram a abordagem teórica sobre a recepção leitora. Foucault (2014) contribuiu para o embasamento analítico das temáticas que discutem o corpo e a sexualidade como formas de poder. O percurso metodológico para o ensino de poesia foi elaborado com base nas quatro (04) categorias da leitura metacognitiva: conhecimento prévio, conexão texto-texto, texto-mundo e texto-leitor, inferência e visualização, o que favoreceu a experiência estética com as escritas da compositora em sala de aula, promovendo a compreensão das discussões em torno da mulher, bem como das nuances estéticas que compõem o texto. Como resultado, os dezenove (19) estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal José Sérgio Veras, Sertânia-PE, demonstraram entusiasmo pela poesia de Alice Ruiz, o que contribuiu para o desenvolvimento sensível e humano dos jovens leitores na escola.
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - ELIANA KEFALÁS OLIVEIRA