PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: ANA CAROLINA DE SENA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA DE SENA ROCHA
DATA: 31/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: on line
TÍTULO: ARQUÉTIPOS DE JUNG E RESIDUALIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO IDEAL FEMININO NA LÍRICA TROVADORESCA DE MARLY VASCONCELOS
PALAVRAS-CHAVES: Cãtygua Proençal; Marly Vasconcelos; Lírica trovadoresca; Imaginário; Arquétipos femininos; Residualidade.
PÁGINAS: 197
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo estudar a obra "Cãtygua Proençal" (1985) de Marly Vasconcelos. Composta por 20 poemas que resgatam gêneros literários medievais, investigamos e classificar a obra da autora em relação aos resíduos medievais presentes nos arquétipos femininos encontrados na estrutura dos poemas. Para isso, faremos um cotejo entre a obra de Vasconcelos e a lírica trovadoresca, buscando compreender como a autora utiliza elementos medievais típicos do Trovadorismo em seus versos. Nossa fundamentação teórica será baseada na Teoria da Residualidade de Roberto Pontes, situando a obra da autora no contexto literário da geração de 1960 no Brasil e na década de 1980 no Ceará, explorando o imaginário medieval abordado pela escritora. Faremos uso dos estudos realizados por DUBY (2011), SPINA (1991), MALEVAL (1992), JUNG (2018, 2020) entre outros. Com uma abordagem comparativa, analisaremos a lírica medieval e suas características, com ênfase em um tema recorrente na poesia de Marly Vasconcelos: a mulher medieval, suas relações afetivas e sociais. Esta dissertação se justifica no âmbito acadêmico por sua relevância nos estudos de literatura e culturais. A análise da obra de Vasconcelos permite explorar as relações entre a literatura medieval e a produção literária contemporânea, além de investigar a presença dos arquétipos femininos no contexto medieval e sua representação na poesia atual.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1652197 - JUAN IGNACIO JURADO CENTURION LOPEZ
Externo ao Programa - 1039785 - MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FRANCISCO ROBERTO SILVEIRA DE PONTES MEDEIROS