PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: ALBA MARIA MONTEIRO SANTOS LESSA

DISCENTE: ALBA MARIA MONTEIRO SANTOS LESSA
DATA: 19/09/2023
LOCAL: Sala 503 do CCHLA
TÍTULO: O LIVRO DE IMAGEM: PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE PROFESSORAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Livro de imagem. Mediação de leitura. Letramento visual.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A presente pesquisa traz como tema o livro de imagens e a mediação realizada pelas professoras do primeiro 1º do ensino fundamental. Tem como objetivos principais compreender como as professoras desenvolvem a mediação de leitura do livro de imagem a partir da experiência em uma escola pública do município de João Pessoa – PB. Nesse sentido, busca investigar como se deu o primeiro contato das docentes com o livro de imagem, tentando compreender como acontece o desenvolvimento leitor das crianças em fase de alfabetização. A metodologia é qualitativa e como instrumento para coleta de dados optamos por fazer uso de entrevistas e de um diário de campo para observações das práticas desenvolvidas. Inicialmente realizamos pesquisa bibliográfica buscando fazer um percurso histórico da imagem como sendo importante meio de comunicação para humanidade, desde os primórdios perpassando pelos avanços ocorridos ao longo do tempo; conceituamos os vários tipos de letramento com ênfase para o letramento visual, pontuando a importância do livro de imagem e que elementos ele traz na contemporaneidade que devem ser explorados no momento da mediação. Tomamos como base para este estudo os autores: Dondis (2015), Manguel (2001), Walty; Fonseca; Cury (2006), Oliveira (2008), Faria (2019), Santaella (2012), Silva (2020) e Linden (2018). Por fim, os dados preliminares das entrevistas apontam que as formações e discussões sobre o livro de imagem realizadas na escola pesquisada tem feito com que as professoras mediadoras procurem incluir em sua sala de aula os livros de imagem, que configuram-se como importante ferramenta no processo de letramento visual para as crianças em fase de alfabetização.
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - MARCIA TAVARES SILVA