PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
3216-7335/7335
Notícias
Banca de DEFESA: ALBA MARIA MONTEIRO SANTOS LESSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBA MARIA MONTEIRO SANTOS LESSA
DATA: 19/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 503 do CCHLA
TÍTULO: O LIVRO DE IMAGEM: PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE PROFESSORAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Livro de imagem. Mediação de leitura. Letramento visual.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A presente pesquisa traz como tema o livro de imagens e a mediação realizada
pelas professoras do primeiro 1º do ensino fundamental. Tem como objetivos principais
compreender como as professoras desenvolvem a mediação de leitura do livro de
imagem a partir da experiência em uma escola pública do município de João Pessoa
PB. Nesse sentido, busca investigar como se deu o primeiro contato das docentes com o
livro de imagem, tentando compreender como acontece o desenvolvimento leitor das
crianças em fase de alfabetização. A metodologia é qualitativa e como instrumento para
coleta de dados optamos por fazer uso de entrevistas e de um diário de campo para
observações das práticas desenvolvidas. Inicialmente realizamos pesquisa bibliográfica
buscando fazer um percurso histórico da imagem como sendo importante meio de
comunicação para humanidade, desde os primórdios perpassando pelos avanços
ocorridos ao longo do tempo; conceituamos os vários tipos de letramento com ênfase
para o letramento visual, pontuando a importância do livro de imagem e que elementos
ele traz na contemporaneidade que devem ser explorados no momento da mediação.
Tomamos como base para este estudo os autores: Dondis (2015), Manguel (2001),
Walty; Fonseca; Cury (2006), Oliveira (2008), Faria (2019), Santaella (2012), Silva
(2020) e Linden (2018). Por fim, os dados preliminares das entrevistas apontam que as
formações e discussões sobre o livro de imagem realizadas na escola pesquisada tem
feito com que as professoras mediadoras procurem incluir em sua sala de aula os livros
de imagem, que configuram-se como importante ferramenta no processo de letramento
visual para as crianças em fase de alfabetização.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - MARCIA TAVARES SILVA
Externo ao Programa - 093.142.304-06 - VALNIKSON VIANA DE OLIVEIRA - NENHUMA