PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE MARIA PEREIRA CONDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE MARIA PEREIRA CONDE
DATA: 14/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: O LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Técnica; Currículo; Ensino de Literatura;
PÁGINAS: 72
RESUMO: Esta tese, em andamento, aborda o ensino literatura nos cursos técnicos integrados dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que se caracterizam por ofertar as disciplinas do ensino médio articuladas às disciplinas da formação técnica em seu currículo. O objetivo é investigar o lugar da literatura na estrutura curricular desses cursos. A pesquisa está fundamentada em estudos sobre educação profissional (MANFREDI, 2016; CAIRES E OLIVEIRA, 2016; MOURA, 2007; BRASIL, 1994; 1996; 2008); currículo (LOPES E MACEDO, 2011; SILVA, 2005; SACRISTÁN, 2013; 2017); ensino de literatura (RAZZINI, 2010; SOUZA, 2014; COSSON, 2013;2014) e paradigmas do ensino de literatura (COSSON, 2020). O percurso de análise compreende, em primeiro lugar, o levantamento da presença da literatura nos elementos que constituem o currículo: o currículo prescrito, representado pelas normativas que regem os Institutos Federais; o currículo apresentado aos professores, representado pelos projetos pedagógicos de cursos; o currículo modelado e o currículo em ação, materializados pelos planos de ensino e planos de aula, respectivamente; e o currículo avaliado pelos atores envolvidos na realização das práticas pedagógicas. Em seguida, por meio da realização de análise do conteúdo, observações, entrevistas e grupos focais e tendo como norte teórico os paradigmas do ensino de literatura (COSSON, 2020), analisaremos as orientações curriculares e as práticas escolares das aulas de português, a fim de identificar o lugar do ensino de literatura nos cursos técnicos dos Institutos Federais. Os resultados iniciais apontam que os Institutos têm buscado desenvolver uma normatização específica para a formulação dos projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados, com ênfase na integração entre os eixos de formação geral e técnica e que a literatura se faz presente nesses documentos por meio de uma mescla dos diversos paradigmas de ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 414829 - RILDO JOSE COSSON MOTA
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - CÁSSIA MARIA BEZERRA DO NASCIMENTO