PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTIANE MARIA DE SENA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANE MARIA DE SENA DINIZ
DATA: 01/12/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Um estudo comparado entre os romances La ragazza di nome Giulio, de Milena Milani, e A serpente e a flor, de Cassandra Rios, à luz da tipologia da personagem de Georg Lukács: Considerações sobre a sexualidade feminina na literatura e sua repressão social
PALAVRAS-CHAVES: Milena Milani. Cassandra Rios. Georg Lukács. Sexualidade Feminina. Personagem.
RESUMO: Esta tese de doutorado, ainda em andamento, tem por objeto os romances La ragazza di nome Giulio (1964) e A serpente e a flor (1965), respectivamente, da escritora italiana Milena Milani (1917-2013) e da escritora brasileira Cassandra Rios (1932-2002). A pesquisa é de caráter bibliográfico, tendo como instrumento de análise e reflexão a leitura de textos teóricos e críticos da literatura. O objetivo é realizar um estudo comparado entre os referidos romances. Para isso, identificamos as personagens Jules (La ragazza di nome Giulio) e Renata (A serpente e a flor) dos romances estudados levando-se em conta a tipologia da personagem de Georg Lukács (1885-1971), desenvolvida na obra A teoria do romance (Die Theorie des Romans, 1916). A categoria de análise estrutural do nosso estudo é a personagem e a categoria de análise temática escolhida é a sexualidade feminina. Neste sentido, apresentamos a tese em 6 (seis) capítulos, sendo o capítulo 1 (um) e o capítulo 6 (seis) destinados, respectivamente, à parte introdutória e as considerações finais da tese. No capítulo 2 (dois), trazemos as considerações teóricas da pesquisa, com a apresentação da personagem como categoria literária e a tipologia lukacsiana, abordando os conceitos de “alma”, “mundo exterior” e “conflito”. Nos capítulos 3 (três) e 4 (quatro), respectivamente, realizamos a análise do romance italiano e do romance brasileiro, apresentando aspectos relacionados à vida e obra das escritoras Milena Milani e Cassandra Rios, a publicação e recepção de suas obras e a associação dos conceitos lukacsianos às personagens Jules e Renata. E, por último, no capítulo 5 (cinco), realizaremos a análise comparada entre as escritoras pesquisadas e suas personagens.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 337965 - ARTURO GOUVEIA DE ARAUJO