PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREINA SILVA TAUMATURGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREINA SILVA TAUMATURGO
DATA: 07/12/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: VERBO-VISUALIDADE À LUZ DE BAKHTIN: análise da história em quadrinhos “Kika e a estrela encantada”
PALAVRAS-CHAVES: Verbo-visualidade. Dialogismo. Cultura. Surdez.
RESUMO: Este trabalho tem por principal objetivo analisar os sentidos presentes na produção artístico-cultural “Kika e a estrela encantada”, de Klícia de Araújo Campos, à luz da teoria de Mikhail Bakhtin. A pesquisa visa inferir os sentidos presentes na obra, identificando a composição verbo-visual e as categorias bakhtinianas, além de explanar sobre a importância da apropriação cultural para a constituição da identidade e da cultura surda. Da mesma forma, a pesquisa destaca a relevância das representações artísticas produzidas por sujeitos surdos para a comunidade surda e ouvinte, além de buscar informar a sociedade sobre as dificuldades no processo comunicativo e social enfrentadas por pessoas surdas, promovendo a compreensão da língua de sinais e enfatizando a importância da aceitação da identidade e cultura surda para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa se baseia na metodologia qualitativa, focando o estudo e a análise de dados descritivos por meio da indução, sendo o pesquisador o principal autor para o avanço das análises feitas. Da mesma forma, ela também apresenta base na pesquisa documental, cujo foco é a coleta de dados através de documentos escritos, sendo estes das mais variadas fontes (livros, revistas, impressos, eletrônicos, etc.). A escolha da obra se baseia em sua representação cultural regional e nas questões relacionadas à identidade e cultura surda no Nordeste do Brasil.
Presidente - 1699051 - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ