PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
3216-7335/7335
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINILDA DE BRITO SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINILDA DE BRITO SANTOS
DATA: 24/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A MORTE NA LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR SOBRE O TEMA NO
PNLD LITERÁRIO 2020
PALAVRAS-CHAVES: Literatura juvenil; Morte; PNLD.
RESUMO: As narrativas juvenis brasileiras contemporâneas são consideradas desafiantes no que
diz respeito à análise de algumas temáticas que fogem daquelas comumente outrora
tratadas em narrativas tradicionais, principalmente quando traz temas transversais, como
a morte. No entanto, partindo do pressuposto que o morrer é um assunto atemporal e
inerente à condição humana, compreendemos que dialogar ou ler sobre o assunto
deveria ser algo imprescindível em nossa sociedade, no entanto, por intermédio de
investigações, de cunho teórico, constatamos que a sua abordagem ainda se constitui
como dos temas mais delicados a discutir-se, especialmente quando envolve os jovens,
em razão do enraizamento cultural no qual a temática está assentada. Sendo assim, a
presente dissertação visa examinar questões referentes às representações da morte na
literatura juvenil que quebram esse ciclo de silenciamento. Portanto, para constituição
do corpus desse trabalho, elencamos três obras literárias direcionadas aos jovens, a
saber, Eu vi mamãe nascer (2018), de Luiz Fernando Emediato, Múrmurio (2018), de
Marcos Araújo Bagno e Teleco, o coelhinho (2018), de Murilo Eugênio Rubião, ambas
selecionadas, no ano de 2020, pelo Programa Nacional do Livro Didático e Literário
Anos finais, importante instrumento de distribuição de obras literárias nas escolas
públicas do Brasil. A partir de suas respectivas análises, as quais estão entrelaçadas
com outras discussões dispostas ao longo desta pesquisa, objetiva-se contribuir para
retirar a morte da esfera do tema tabu e examinar em que medida as representações que
dela são produzidas nas narrativas do corpus influenciam na construção do jovem leitor.
Como abordagem metodológica, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa, de
cunho bibliográfico e documental. A fundamentação teórica que apoia esta dissertação
consiste nos estudos de pesquisadores da área, tais como Becker (1973), Zigler (1977),
Alice Àurea Penteado Martha (2009), Lottermann (2009), João Luís Ceccantini (2010),
Diana Navas (2016), Zigler (1977), Becker (1973) entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 093.142.304-06 - VALNIKSON VIANA DE OLIVEIRA - NENHUMA
Externo à Instituição - JOÃO PAULO DA SILVA FERNANDES