PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINILDA DE BRITO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINILDA DE BRITO SANTOS
DATA: 24/11/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A MORTE NA LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR SOBRE O TEMA NO PNLD LITERÁRIO 2020
PALAVRAS-CHAVES: Literatura juvenil; Morte; PNLD.
RESUMO: As narrativas juvenis brasileiras contemporâneas são consideradas desafiantes no que diz respeito à análise de algumas temáticas que fogem daquelas comumente outrora tratadas em narrativas tradicionais, principalmente quando traz temas transversais, como a morte. No entanto, partindo do pressuposto que o morrer é um assunto atemporal e inerente à condição humana, compreendemos que dialogar ou ler sobre o assunto deveria ser algo imprescindível em nossa sociedade, no entanto, por intermédio de investigações, de cunho teórico, constatamos que a sua abordagem ainda se constitui como dos temas mais delicados a discutir-se, especialmente quando envolve os jovens, em razão do enraizamento cultural no qual a temática está assentada. Sendo assim, a presente dissertação visa examinar questões referentes às representações da morte na literatura juvenil que quebram esse ciclo de silenciamento. Portanto, para constituição do corpus desse trabalho, elencamos três obras literárias direcionadas aos jovens, a saber, Eu vi mamãe nascer (2018), de Luiz Fernando Emediato, Múrmurio (2018), de Marcos Araújo Bagno e Teleco, o coelhinho (2018), de Murilo Eugênio Rubião, ambas selecionadas, no ano de 2020, pelo Programa Nacional do Livro Didático e Literário – Anos finais, importante instrumento de distribuição de obras literárias nas escolas públicas do Brasil. A partir de suas respectivas análises, as quais estão entrelaçadas com outras discussões dispostas ao longo desta pesquisa, objetiva-se contribuir para retirar a morte da esfera do tema tabu e examinar em que medida as representações que dela são produzidas nas narrativas do corpus influenciam na construção do jovem leitor. Como abordagem metodológica, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. A fundamentação teórica que apoia esta dissertação consiste nos estudos de pesquisadores da área, tais como Becker (1973), Zigler (1977), Alice Àurea Penteado Martha (2009), Lottermann (2009), João Luís Ceccantini (2010), Diana Navas (2016), Zigler (1977), Becker (1973) entre outros.
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 093.142.304-06 - VALNIKSON VIANA DE OLIVEIRA - NENHUMA