PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLEN JACQUELINE FERREIRA DE SOUZA DANTAS DE AGUIAR
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLEN JACQUELINE FERREIRA DE SOUZA DANTAS DE AGUIAR
DATA: 13/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A LITERATURA SILENCIADA NA ESCOLA: A violência de assédio sexual e abuso no
Ensino de Literatura Juvenil.
PALAVRAS-CHAVES: Temas Fraturantes. Formação de professores. Assédio sexual e abuso contra jovens. Literatura juvenil.
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo verificar como se dão as práticas de
leitura de temas fraturantes presentes na literatura destinada ao público juvenil nas
escolas municipais da cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. Ocorreu por meio
de pesquisa qualitativa interpretativa. Analisou-se a (não) presença dos temas fraturantes,
notadamente de assédio sexual e abuso contra jovens presentes na literatura brasileira e
na sala de aula. De forma específica, foram objeto de estudo professores de língua
portuguesa de quatro escolas do município de Campina Grande Paraíba, cada escola
estando em uma região geográfica do município. Foram analisados documentos como a
BNCC, Diretrizes Currculares Nacionais e PCNs, questionários aplicados com os
professores das respectivas escolas. A análise dos dados ocorreu de forma teórica na
discussão sobre os temas fraturantes dentro da perspectiva de sala de aula com base nos
pressupostos de Cosson (2013), Machado (2009), Brasil (2020, 2021), Resende (2008),
Riche (2010, dentre outros autores. Os resultados indicaram que os trmas fraturantes
ainda não estão presentes na formação do professor de língua portuguesa e, em
consequência desse desconhecimento, também não estao presentes na sala de aula. Esse resultado reflete questionamentos sociais que impôem à sala de aula uma proteção silenciosa e questionável dos temas tabus, impedindo a reflexão, discussão e quiçá proteção desses jovens por meio da ampla divulgação dessas temáticas. Os resultados
desta pesquisa podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento e fortalecimento
de teorias e de discussões sobre a importância do preparo paa lidar com esses temas na
sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - GIRLENE MARQUES FORMIGA