PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLEN JACQUELINE FERREIRA DE SOUZA DANTAS DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLEN JACQUELINE FERREIRA DE SOUZA DANTAS DE AGUIAR
DATA: 13/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A LITERATURA SILENCIADA NA ESCOLA: A violência de assédio sexual e abuso no Ensino de Literatura Juvenil.
PALAVRAS-CHAVES: Temas Fraturantes. Formação de professores. Assédio sexual e abuso contra jovens. Literatura juvenil.
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo verificar como se dão as práticas de leitura de temas fraturantes presentes na literatura destinada ao público juvenil nas escolas municipais da cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. Ocorreu por meio de pesquisa qualitativa interpretativa. Analisou-se a (não) presença dos temas fraturantes, notadamente de assédio sexual e abuso contra jovens presentes na literatura brasileira e na sala de aula. De forma específica, foram objeto de estudo professores de língua portuguesa de quatro escolas do município de Campina Grande – Paraíba, cada escola estando em uma região geográfica do município. Foram analisados documentos como a BNCC, Diretrizes Currculares Nacionais e PCNs, questionários aplicados com os professores das respectivas escolas. A análise dos dados ocorreu de forma teórica na discussão sobre os temas fraturantes dentro da perspectiva de sala de aula com base nos pressupostos de Cosson (2013), Machado (2009), Brasil (2020, 2021), Resende (2008), Riche (2010, dentre outros autores. Os resultados indicaram que os trmas fraturantes ainda não estão presentes na formação do professor de língua portuguesa e, em consequência desse desconhecimento, também não estao presentes na sala de aula. Esse resultado reflete questionamentos sociais que impôem à sala de aula uma “proteção” silenciosa e questionável dos temas tabus, impedindo a reflexão, discussão e quiçá proteção desses jovens por meio da ampla divulgação dessas temáticas. Os resultados desta pesquisa podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento e fortalecimento de teorias e de discussões sobre a importância do preparo paa lidar com esses temas na sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - GIRLENE MARQUES FORMIGA