PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STEFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS
DATA: 29/11/2023
HORA: 00:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Nós, professoras mediadoras: Os efeitos da parceria escola-universidade na mediação da leitura literária
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Mediação docente. Parceria escola-universidade.
RESUMO: A contar do decurso sócio-histórico secular, no qual a escola enseja o prelúdio da
produção de livros endereçados ao público infantil, Literatura e Educação constituem
faces da mesma moeda: a educação literária. Igualmente, sob a égide da formação de
leitores junto ao seu letramento literário, o ambiente escolar se torna uma das
instituições legitimadoras e de maior circulação da literatura infantil, conferindo àquela
os ônus e os bônus de ser um espaço privilegiado. Desse privilégio decorre a
responsabilidade pela mediação de leitura, de modo tal que, organicamente, quem a
assume é a figura docente. Nesse prisma, tomamos como premissa a relevância de uma
parceria com a instituição universitária, sobretudo no que se refere à extensão
acadêmica, como uma estratégia para envolver leitores e mediadores nesse processo.
Posto isso, esta dissertação, em andamento, objetiva investigar os efeitos da parceria
entre escola e universidade na mediação da leitura literária realizada por um grupo de
professoras da Escola Municipal Profª. Lúcia Giovanna Duarte de Melo, em João
Pessoa/PB, a partir da ações desenvolvidas, de 2020 a 2022, pelo Projeto de Extensão
(PROEX) Cultura literária na escola: para ler, ouvir, ver e sentir, por sua vez
vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em termos de metodologia, esta
pesquisa possui natureza aplicada, cujo caráter é, simultaneamente, exploratório e
explicativo, pois visa trazer à baila quais são efeitos, como eles se revelam e o
porquê da sua relevância, no sentido de agregar novas reflexões aos campos da
Literatura e da Educação. Não obstante, trata-se de uma investigação alinhada à
abordagem qualitativa, cujos procedimentos combinam o estudo de caso, a pesquisaação e a pesquisa participante, bem como, no tocante à técnica de coleta de dados, soma
a observação do contexto acadêmico-escolar à realização de entrevistas individuais e
com grupos focais. Os sujeitos, então, constituem um grupo de 10 (dez) professoras da
supracitada escola, as quais estiveram envolvidas durante todo o triênio de parceria.
Embora os dados ainda estejam em processo de tratamento e análise, podemos apontar
os seguintes resultados até o momento: a) Construção de uma comunidade de leitores
formada por sujeitos escolares e acadêmicos; b) Promoção da literatura às crianças e aos
adultos como bem incompressível, cujas práticas de leitura se convertem em
experiências estéticas e socioculturais; c) Aperfeiçoamento profissional do corpo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
docente no que tange à mediação; e, a posterior confirmação, outros que seguem nessa
mesma direção.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Interno - 066.484.388-35 - RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA - UNESP