PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STEFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS
DATA: 29/11/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: “Nós, professoras mediadoras”: Os efeitos da parceria escola-universidade na mediação da leitura literária
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Mediação docente. Parceria escola-universidade.
RESUMO: A contar do decurso sócio-histórico secular, no qual a escola enseja o prelúdio da produção de livros endereçados ao público infantil, Literatura e Educação constituem faces da mesma moeda: a educação literária. Igualmente, sob a égide da formação de leitores junto ao seu letramento literário, o ambiente escolar se torna uma das instituições legitimadoras e de maior circulação da literatura infantil, conferindo àquela os ônus e os bônus de ser um espaço privilegiado. Desse privilégio decorre a responsabilidade pela mediação de leitura, de modo tal que, organicamente, quem a assume é a figura docente. Nesse prisma, tomamos como premissa a relevância de uma parceria com a instituição universitária, sobretudo no que se refere à extensão acadêmica, como uma estratégia para envolver leitores e mediadores nesse processo. Posto isso, esta dissertação, em andamento, objetiva investigar os efeitos da parceria entre escola e universidade na mediação da leitura literária realizada por um grupo de professoras da Escola Municipal Profª. Lúcia Giovanna Duarte de Melo, em João Pessoa/PB, a partir da ações desenvolvidas, de 2020 a 2022, pelo Projeto de Extensão (PROEX) Cultura literária na escola: para ler, ouvir, ver e sentir, por sua vez vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em termos de metodologia, esta pesquisa possui natureza aplicada, cujo caráter é, simultaneamente, exploratório e explicativo, pois visa trazer à baila “quais” são efeitos, “como” eles se revelam e o “porquê” da sua relevância, no sentido de agregar novas reflexões aos campos da Literatura e da Educação. Não obstante, trata-se de uma investigação alinhada à abordagem qualitativa, cujos procedimentos combinam o estudo de caso, a pesquisaação e a pesquisa participante, bem como, no tocante à técnica de coleta de dados, soma a observação do contexto acadêmico-escolar à realização de entrevistas individuais e com grupos focais. Os sujeitos, então, constituem um grupo de 10 (dez) professoras da supracitada escola, as quais estiveram envolvidas durante todo o triênio de parceria. Embora os dados ainda estejam em processo de tratamento e análise, podemos apontar os seguintes resultados até o momento: a) Construção de uma comunidade de leitores formada por sujeitos escolares e acadêmicos; b) Promoção da literatura às crianças e aos adultos como bem incompressível, cujas práticas de leitura se convertem em experiências estéticas e socioculturais; c) Aperfeiçoamento profissional do corpo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS docente no que tange à mediação; e, a posterior confirmação, outros que seguem nessa mesma direção.
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ