PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE PEREIRA GAMA GARCIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELE PEREIRA GAMA GARCIA
DATA: 17/11/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LITERATURA SURDA E LITERATURA CODA: PRODUÇÕES VISUAIS QUE RETRATAM REALIDADES CULTURAIS SINGULARES
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Surda. Crianças Codas/Kodas. Produções Literárias.
RESUMO: A terminologia Literatura Surda no Brasil, começou a ganhar espaço a partir de 2006, quando o primeiro curso de Letras-Libras foi inaugurado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com as crescentes formações acadêmicas da comunidade surda do Brasil, muitas obras literárias foram criadas e publicadas em Libras, por autores surdos e ouvintes integrantes desta comunidade linguística, tendo como público alvo especialmente as pessoas surdas. Ao longo dos anos de convivência da pesquisadora com crianças surdas, foi perceptível a empolgação das mesmas, ao lerem alguma obra literária que possuía personagens surdos iguais a si. Pensando nos filhos ouvintes de pais surdos, as crianças chamadas Kodas (Kids of Deaf Adults), chegou-se à conclusão da importância de inclui-los na Literatura Surda e produzir obras literárias que retratem a vidas dessas crianças, para que as mesmas tenham o mesmo entusiasmo das crianças surdas, ao se identificarem com o texto. Além da produção de uma obra literária infantil, este trabalho propõe a criação de uma nova área literária, chamada Literatura Coda (Children of Deaf Adults). Com a ajuda de vários autores, principalmente Quadros (2017), SuttonSpence(2021) e (Peixoto 2023), será possível alcançar o objetivo deste trabalho, que é analisar a reação e a releitura das crianças Kodas, a partir da leitura de um livro produzido pela pesquisadora. Conclui-se que os benefícios desta pesquisa não estão somente na produção do primeiro livro infantil sobre Kodas, produzido por uma pessoa surda, mas também marca o início de uma nova área de estudo.
Interno - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO
Externo ao Programa - 1691959 - CAROLINA SILVA RESENDE DA NOBREGA