PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: SEVERINO RODRIGUES DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEVERINO RODRIGUES DA SILVA
DATA: 29/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA E CONTEMPORÂNEA: AS CONFIGURAÇÕES DA PRODUÇÃO LITERÁRIA ATUAL PARA ADOLESCENTES E JOVENS.
PALAVRAS-CHAVES: Literatura juvenil. Adolescentes. Jovens. Criação literária. Narrativa
RESUMO: Esta tese tem como objetivo principal investigar as configurações da produção
literária atual para adolescentes e jovens em nosso país. Para tanto, iniciamos o presente
trabalho com uma revisão das discussões acerca dos conceitos de adolescência(s) e de
juventudes(s), tomando referências de diferentes áreas do conhecimento, da Biologia à
Psicologia, da História à Sociologia (Becker, [1980] 2017; Calligaris, 2000; Savage,
[2007] 2009; Brandão; Duarte, 2011; Del Priore, 2022; Napolitano, 2022; Catani;
Gilioli, 2008; Le Breton, 2017). Em seguida, refletimos sobre a relação dos
adolescentes e jovens com a leitura, a literatura e a literatura juvenil a fim de
compreender como ocorre a interação entre esses livros e seus leitores (Petit, 2009;
Bertrand, 2021; Silva, 2021; Ceccantini, 2016, 2021). Dando continuidade, analisamos
os diversos dizeres de pesquisadores brasileiros e de países de língua espanhola com o
intuito de responder e/ou definir o que é a literatura juvenil (Coelho, [1981] 2000;
Lajolo; Zilberman, [1984] 2022; Ceccantini, 2000; Gregorin Filho, 2011; Navas, 2018;
Padrino, [1998] 2005; Andruetto, [2008] 2012; Colomer, [2010] 2017; entre outros).
Depois, voltamos nosso olhar para as obras literárias, buscando construir um breve
panorama histórico para observar a consolidação desses livros dentro do sistema
literário brasileiro (Arroyo, [1968] 2011; Coelho, [1981] 2010, [1983] 2006; Lajolo;
Zilberman, [1984] 2022, 2017; Souza, 2006; Luft, 2010; Martha, 2011; Ferreira e
Valente, 2013; Ceccantini e Aguiar, 2019; entre outros). Na sequência, interpretamos e
analisamos três narrativas contemporâneas, além de contrapor nossa leitura com as
entrevistas realizadas com os autores das referidas obras, com a finalidade de entender
como se apresenta essa criação literária atual. No tocante à interpretação e à análise das
obras que compõe o corpus, a metodologia adotada foi qualitativa de cunho dedutivo
com análise diacrônica do corpus bibliográfico e formado também por entrevistas.
Sendo assim, esta pesquisa se justifica pela contribuição efetiva aos estudos acadêmicos no tocante à literatura juvenil brasileira e contemporânea na medida em que sistematiza
a problematização teórica, elabora um percurso histórico, verifica as configurações do
contemporâneo, e, consequentemente, estimula novas investigações.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - JOÃO LUÍS CECCANTINI
Externo à Instituição - CLARICE LOTTERMANN