PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA CORREIA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA CORREIA COSTA
DATA: 14/12/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ROTEIRO DIDÁTICO METAPROCEDIMENTAL E LEITURA LITERÁRIA: A EMANCIPAÇÃO COGNITIVA-EMOCIONAL COMO INTERFACE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de literatura africana. Ensino Fundamental. Emancipação. RDM. Antropologia Literária.
RESUMO: O Ensino Fundamental tem grande importância na formação de leitores literários, inclusive como preparação para os anos escolares seguintes. Entretanto, nem sempre essa prática tem sido inserida em sala de aula de maneira satisfatória. Nesse sentido, realizouse pesquisa de caráter analítico aplicada ao ensino de literatura, na qual analisou-se os efeitos da implementação do Roteiro Didático Metaprodecimental (RDM) numa turma de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Buscou-se atingir os seguintes objetivos específicos: a) gerar o envolvimento dos alunos para a prática de leitura literária em sala de aula em prol da sua emancipação; b) promover a adesão do docente responsável à ferramenta metodológica proposta; c) implementar o RDM; d) ampliar o repertório dos alunos no que diz respeito à literatura africana a partir da leitura de textos literários de Guiné-Bissau. A estrutura do RDM possui conceitos apresentados por Wolfgang Iser em “O ato da leitura” articulados à teoria vygotskiana, segundo o trabalho de Santos (2009). Tal mecanismo visa sobretudo promover a emancipação cognitiva e emocional do alunado, focando na interação textoleitor a partir da mediação do professor. O RDM foi construído e implementado por programas que envolveram projetos PROBEX, PROLICEN E PIBIC da Universidade Federal da Paraíba, sendo esta dissertação uma continuidade de meu Trabalho de Conclusão de Curso (2017). Desse modo, outras pesquisas, inclusive de mestrado, já analisaram o RDM, entretanto, ainda não o havia implementado em uma turma de Ensino Fundamental. Para isso, organizou-se sequência didática de seis aulas e analisou-se os seus efeitos por meio de produções escritas pelos alunos acerca de suas experiências estéticas em relação ao poema “Mulher da Guiné”, de Tony-Tcheca. Os resultados demonstraram que os desafios atuais para formar leitores literários são muitos, principalmente no contexto pós-pandêmico, e que é preciso fomentar ainda mais ferramentas que insiram a leitura literária nas aulas de português. Alguns objetivos foram atingidos, como: a emancipação do alunado em relação ao repertório de literatura africana; a adesão da docente em relação à ferramenta metodológica proposta (RDM). Desse modo, mostrou-se ser possível a utilização do RDM no Ensino Fundamental, como auxílio no ensino de leitura literária, a partir da utilização de poemas guineenses e provocando assim mudanças na prática de ensino da professora responsável pela turma de nono ano.
Externo à Instituição - CARMEN SEVILLA GONCALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - CRISTINA ROTHIER DUARTE