PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: KIMBERLLY IOHHANA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KIMBERLLY IOHHANA DA SILVA
DATA: 14/12/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM OS ROMANCES AMADA, DE TONI MORRISON E OS ÍNTIMOS, DE INÊS PEDROSA: FLUXO DE CONSCIÊNCIA EM TEMA E HORIZONTE
PALAVRAS-CHAVES: Teoria Efeito Estético. Fluxo da Consciência. Emancipação. Perspectivas Textuais. Concepção Genética Piagetiana.
RESUMO: A Teoria do Efeito Estético e seu prolongamento, a Antropologia Literária, formuladas pelo crítico literário alemão Wolfgang Iser, nasceram da necessidade de mudar os constructos teóricos imanentistas e inserir o leitor numa esfera de sujeito ativo durante a realização da leitura e produção de sentido dos textos literários. Assim, a leitorapesquisadora, a partir de sua experiência estética com os romances Amada (2018), da escritora estadunidense Toni Morrison, e Os íntimos (2010), da escritora portuguesa Inês Pedrosa, elaborou a hipótese de que narrativas literárias com narrador em terceira pessoa e um intenso fluxo da consciência podem dificultar a percepção da estrutura de tema e horizonte e otimizar a emancipação do leitor. Partindo dessa hipótese, utilizamos o Mapeamento da Experiência Estética (MAPEE) definido por Santos e Costa (2020), como um modo de descrever os metaprocedimentos cognitivos envolvidos no ato de leitura de um leitor real, no caso deste trabalho, a leitora-pesquisadora com os supracitados romances. O uso do MAPEE pode servir para testar a hipótese da presente pesquisa, comparando os mapeamentos da experiência estética com os dois romances. Esta comparação subsidiará uma análise da percepção da dinamicidade da estrutura de tema e horizonte – que organiza as perspectivas textuais durante a leitura - e a posterior emancipação cognitiva e afetiva da leitora-pesquisadora. Dessa forma, esta pesquisa pode ser importante para fornecer uma análise e reflexão para o professor no que se refere ao ensino de leitura literária, pois narrativas que são símiles aos corpora deste trabalho podem causar o mesmo efeito em alunos, sobremodo, aos que estão inseridos no ensino médio e têm contato com textos com as especificidades supracitadas.
Externo à Instituição - CARMEN SEVILLA GONCALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - CRISTINA ROTHIER DUARTE