PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: AMASILE COELHO LISBOA DA COSTA SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMASILE COELHO LISBOA DA COSTA SOUSA
DATA: 18/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Práticas de leitura literária na educação básica no município de Campina Grande – PB
PALAVRAS-CHAVES: Escola; leitura literária; Práticas de leitura; Formação do leitor.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Para muitos alunos, principalmente os da rede pública, a escola é o único local em que têm a oportunidade de vivenciar experiências com o texto literário, permitindo que compreendam melhor a si mesmos e o mundo em que vivem. A partir desse contexto, a pesquisa buscará investigar as práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas na cidade de Campina Grande-PB. Para perseguirmos esse objetivo, seguimos o seguinte percurso metodológico: i) entrevistamos 13 professores com a finalidade de compreendermos as práticas de leitura literária que estão sendo produzidas nas escolas; ii) analisamos documentos oficiais do município de Campina Grande, local onde as escolas estão localizadas, além de outros documentos a nível nacional e, por último, iii))Produzimos um Diário de Campo que nos permitiu perceber particularidades a partir da visitação as dez escolas investigadas. Estamos, portanto, diante de uma pesquisa de campo, de natureza documental que nos possibilitará fazer um diagnóstico das práticas de leitura literária, dando-lhes a devida visibilidade. Para a análise dos dados, apropriamo-nos de reflexões voltadas para a formação do leitor literário em que destacamos os trabalhos de Zilberman e Lajolo (2019), Colomer (2007), Bordini e Aguiar (1988), Pinheiro (2018), Yunes (2002), Castrillón (2011), Lerner (2002), Bajard (2001), Tardiff (2007), entre outros. Como resultado, lançamos um olhar reflexivo sobre o processo de formação do leitor literário em escolas públicas do município de Campina Grande-PB. Apesar de tantas dificuldades percebidas no cotidiano escolar- conflitos, violência, desânimo de alguns professores, estrutura física deficitária e falta de políticas públicas voltadas para a leitura de textos literário-, encontramos em muitas das escolas pesquisadas, práticas criativas, que se tiverem aprimoramento e continuidade, darão grande contribuição para o processo de formação do leitor literário.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Externo à Instituição - ANA LUCIA MARIA DE SOUZA NEVES
Presidente - 116.243.533-04 - JOSE HELDER PINHEIRO ALVES - UFCG
Externo à Instituição - MARIA MARTA DOS SANTOS SILVA NOBREGA
Interno - 066.484.388-35 - RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA - UNESP