PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANY LUNGUINHO GOMES PERINELLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANY LUNGUINHO GOMES PERINELLI
DATA: 20/12/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Mediação de leitura literária na primeira infância: um olhar sobre a prática docente na educação infantil
PALAVRAS-CHAVES: Docentes. Educação Infantil. Leitura literária. Mediação de leitura. Primeira Infância.
RESUMO: Quando pensamos na formação de leitores, é essencial refletirmos sobre a mediação pedagógica que envolve a leitura literária nos ambientes escolares, sobretudo que tais práticas estejam presentes no cotidiano do sujeito desde a primeira infância. Nesse contexto, entendemos que a mediação docente desempenha um papel fundamental na formação leitora das crianças. Desse modo, a presente pesquisa intitulada: Mediação de leitura literária na primeira infância: um olhar sobre a prática docente na educação infantil, investiga a mediação da leitura literária desenvolvida no contexto escolar de rede municipal de João Pessoa, especificamente em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). A pesquisa tem como objetivo principal analisar o trabalho desenvolvido, com a leitura de textos literários por docentes de um CMEI da rede municipal a fim de compreender como tem se desenvolvido a mediação de práticas com a leitura literária e quais concepções de leitura e literatura infantil, as professoras trazem para o fazer pedagógico com as crianças na primeira infância. Trata-se, portanto de uma pesquisa aplicada do tipo exploratório com abordagem qualitativa que para responder ao nosso questionamento de pesquisa e atender os objetivos elencados na investigação em curso, traçamos como percurso teórico-metodológico, primeiramente, o levantamento do aporte teórico, pois entendemos que qualquer pesquisa que busque compreender aspectos de uma realidade, como esta investigação, é relevante apresentar primeiramente o lugar que norteia suas concepções. Desse modo, buscamos compreender as especificidades da UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS leitura literária nos primeiros anos de vida, concepções de mediação, leitura e literatura a partir das vozes de autores e pesquisadores que tratam deste tema em seus estudos. Em seguida, passamos para investigação in loco com a realização de observações da prática docente, onde elegemos o diário de campo como instrumento para coleta dos dados; a realização de um questionário e entrevista semiestruturada no método focal e em sequência, dá-se a análise e discussão dos dados coletados. Almejamos que esta pesquisa possa ampliar as reflexões para as especificidades dos modos de mediar a leitura literária na Educação Infantil e conhecer como elas veem se configurando na prática docente do CMEI investigado.
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ