PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: ANDRESSA RAYANE DE BRITO BARBOSA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA RAYANE DE BRITO BARBOSA COSTA
DATA: 12/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A INCIDÊNCIA DO TEMPO E DO ESPAÇO NO SER: UM ESTUDO DOS CONTOS “THANATOPIA” E “EL CASO DE LA SEÑORITA AMELIA” DE RUBÉN DARÍO
PALAVRAS-CHAVES: Conto fantástico. Rubén Darío. Cronotopo.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Rubén Félix García Sarmiento, ou, simplesmente, Rubén Darío, conta com uma longa produção literária em língua espanhola, dividida entre a poesia e a prosa. Com sua escrita inovadora, Darío tornou-se um nome importante no Modernismo hispânico. A publicação da coletânea de contos e poemas, Azul, em 1988, foi decisiva para que o autor alcançasse prestígio e se tornasse o grande nome do movimento Modernista hispano-americano. O esmero com a linguagem e com a qualidade estética de sua produção literária revelam-se ponto indiscutível na leitura crítica da obra dariana. Na prosa, Darío enveredou também pelos caminhos do fantástico, demonstrando, assim, a sua capacidade de transitar entre diferentes gêneros. Seus contos fantásticos, em geral, narram histórias de protagonistas que vivenciaram situações obscuras e inquietantes em espaço e tempo determinados. A experiência com esses episódios fantásticos age de forma impactante na vida dos personagens, que observam com impotência suas vidas se transformarem. Exemplos dessas situações podem ser encontradas nos contos “Thanatopia” (1893) e “El caso de la señorita Amelia” (1894), ambos selecionados como corpus de análise desta dissertação. No primeiro, o leitor se depara com a intrigante história de James Leen, narrador-personagem, que, ao retornar à casa, descobre seu pai casado com uma vampira. No segundo, acompanhamos a história do Doutor Z., que sofre por seu antigo amor nunca concretizado. Neste último, curiosamente, o tempo decorrido envelhece os personagens da narrativa, exceto uma, Amélia, que permanece uma menina de doze anos. Considerando a impactante relação espaço-temporal que se estabelece nessas narrativas, analisamos a construção literária de Rubén Darío, alicerçada na ação cronotrópica e sua incidência na configuração dos protagonistas. Constatamos que as categorias do tempo e do espaço contribuem significativamente para a construção da ambientação fantástica e, também, para a transformação dos personagens. A ação conjunta e quase simultânea dos cronotopos, somadas a vivências fantásticas, modificam esses dois “eus” narrativos, levando-os a uma eterna vida de medos e mergulhados na melancolia. O estudo investigativo partiu dos pressupostos teóricos de Bakhtin (1998), Holquist (2015), Ramirez (2016), Sanz (2016), Nunes, (1995), Ricoeur (1994), Tomachévski (1976), Gama-Khalil (2018), Brandão (2019), Bachelard (2008), de Jímenez (1892), Hahn (1978), Oviedo (2012),
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMANDA BRANDAO ARAUJO
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 339.300.468-90 - TAUAN FERNANDES TINTI - UNICAMP