PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUEL JUNIO REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUEL JUNIO REIS
DATA: 18/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: QUEM DÁ AS CARTAS: A RELAÇÃO DE MANUAIS EXTRACURRICULARES DE JOGOS EDUCATIVOS COM A BNCC E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Jogos educativos; Leitura Literária; Educação Literária; BNCC.
RESUMO: Buscamos analisar as propostas dos manuais extracurriculares das editorasDevir e Galápagos para o uso de jogos no ensino de literatura. Comesse objetivo, nospropomos a identificar quem é o sujeito implicado na leitura como prática social, equais são, a partir dessa premissa, as representações, as apropriações e os modos pelosquais essa atividade se realiza (Chartier, 1998, 2001 e 2002; Certeau, 1998; Freire, 1989). Buscamos também compreender de que forma a leitura literária se consolidouese transformou em conceito pedagógico, criando novos paradigmas para a formaçãodeleitores (Jouve, 2002; Rouxel, 2013; Louichon, 2020; Dufays, 2013; Goulemot, 2001; Leahy-Dios, 2000; Larrosa, 2003; Paulino, 2015; Yunes, 1995; Petit, 2013). Considerando o jogo pela ótica da cultura, buscamos analisar sua estrutura e de queforma o lúdico vem sendo apropriado como conhecimento e método de ensino(Huizinga, 1938; Caillois, 2017; Retondar, 2013; Baptista, 2018; Luckesi 2014). Acreditamos que tal proposta nos permitirá realizar associações importantes a fimdeproblematizar a diversidade das maneiras de ler e de significar os atos de leitura, bemcomo de que forma atividades lúdicas são tomadas pela
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO