PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: ANDRÉ SARMENTO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ SARMENTO DE SOUSA
DATA: 29/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videocoferência
TÍTULO: O ALIENISTA EM CORDEL: A REESCRITA E SUAS POSSIBILIDADES DE LEITURA DO TEXTO NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Formação do leitor; Cordel; Letramento Literário.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: : A presente dissertação buscou analisar o cordel “O Alienista”, de Medeiros Braga, a partir da reescrita e suas possibilidades de leitura como forma de mediação entre o texto e o leitor, visando a formação do leitor literário preconizado pela BNCC. A hipótese delineada na construção dessa pesquisa, parte do pressuposto de que o ensino de literatura está calcado em paradigmas que distanciam o leitor do texto literário, afastando-o da experiência de leitura, e consequentemente apagando suas as marcas subjetivas que são necessárias à implicação do leitor no processo de fruição. Ao problematizar a distância entre o mundo do leitor e a leitura, podemos refletir sobre a realidade do ensino de literatura no ensino médio, repensando práticas em sala de aula, adotando assim a dinâmica do letramento literário. Direcionamos o processo metodológico para uma pesquisa bibliográfica, amparado teoricamente pelas perspectivas de Freire (1989), Langlade e Rouxel (2013), Colomer (2007), Larrosa (2022), Abreu (1999), Marinho e Pinheiro (2012), Adam e Heidmann (2011), Cosson (2020;2021), Todorov (2020), entre outros. No intuito de alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa, levantamos discussões sobre i) a leitura subjetiva como processo de constituição de experiência e fruição, tencionando o percurso histórico da formação da leitura no Brasil e suas implicações no ensino de literatura, ii) os diferentes recursos de (re)criação ficcional do cordel O Alienista, de Medeiros Braga, que possam ajudar na produção de sentidos pelos leitores e consequentemente na formação do leitor literário, iii) a dinâmica do letramento literário e as suas possibilidades metodológicas, propondo um diálogo vivo entre o texto literário e a experiência do leitor, explorando a diversidade da linguagem do cordel como: xilogravura, dramatização, jogos teatrais, músicas, dentre outros em um ambiente deleitoso na qual o leitor possa se implicar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALUSKA SILVA CARVALHO
Presidente - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Interno - 116.243.533-04 - JOSE HELDER PINHEIRO ALVES - UFCG