PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: ELLEM KYARA PESSOA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEM KYARA PESSOA DOS SANTOS
DATA: 19/02/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A escrita literária de Jessier Quirino como marca da cultura regional: uma abordagem léxicosemântica
PALAVRAS-CHAVES: Léxico. Literatura Regional. Jessier Quirino. Sociedade. Cultura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta pesquisa objetivou elaborar um glossário com expressões típicas do falar nordestino. O corpus que serviu de base foi o léxico utilizado pelo poeta e escritor regionalista Jessier Quirino em suas três obras literárias: Agruras da lata d’água (2016), Paisagem de Interior (2018) e Galos de Campina (2018). Realizar uma análise léxicosemântica das obras quirinianas tem sua relevância, uma vez que o escritor busca dá ênfase, em sua escrita literária, à linguagem regional-popular. Essa linguagem, por sua vez, é apresentada através de inúmeros regionalismos, que vão desde expressões, a arcaísmos e neologismos. Para a sistematização do glossário, apoiamo-nos nos pressupostos das ciências do léxico: Lexicologia e Lexicografia (ARAGÃO, 2004), (BARBOSA, 1993), (BORBA, 2002). De modo particular, contamos com o arcabouço teórico-metodológico de Pottier (1972), para a classificação das lexias em: simples, composta, complexa e textual. Utilizamos, ainda, os pressupostos da Dialetologia (CARDOSO, 2016), da Sociolinguística (BAGNO, 2004), da Etnolinguística (COSERIU, 1987) e da Semântica (CANÇADO, 2013) para aferir se as expressões eram de uso corrente ou regional e se estas se tratavam de arcaísmos ou de criações neológicas do autor. Vale pontuar que, o intento desta pesquisa se justifica pela necessidade de que sejam desenvolvidos mais trabalhos nestes moldes, isto é, sistematizando os falares regionais em obras dicionarísticas, oportunizando, assim, à geração atual e à futura, o acesso e o conhecimento ao rico acervo linguístico cultural que são os falares regionais. Nesse viés, nossa tese contribui para a preservação dos falares regionais, bem como comprova a riqueza e a vastidão deles, tão presentes no Nordeste brasileiro. Assim, cooperamos para os estudos das ciências do léxico, bem como para a fortuna crítica da obra de Jessier Quirino.
Interno - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Externo à Instituição - CLECIA MARIA NOBREGA MARINHO