PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: MARCELLE VENTURA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELLE VENTURA CARVALHO
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LOUISE LABÉ NO BRASIL, TRADUÇÃO E RETRADUÇÃO: ESTUDO E ANÁLISE DE TRÊS SONETOS
PALAVRAS-CHAVES: Louise Labé; análise poética; tradução poética; retradução.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta tese traz uma análise das traduções poéticas dos sonetos II, III e XVIII da poeta lionesa quinhentista Louise Labé (1522?-1560), que foram vertidos para o português/Brasil por Felipe Fortuna (1995), Sérgio Duarte (1999) e Mário Laranjeira (2004). O estudo das traduções está apoiado nos postulados teóricos e metodológicos deBerman (1995), Paulo Henriques Britto (2017) e Mário Laranjeira (2003). Os encaminhamentos bermanianos direcionam a nossa postura metodológica – em especial na identificação dos condicionantes paratextuais que envolvem a tradução, tais como: oprojeto e o horizonte de tradução – e a exposição das nossas análises, em que primamospela clareza, reflexividade, digressão e comentário. A nossa base teórica para as considerações específicas do corpus fundamenta-se nos princípios de “Correspondência” e de “Significância” estabelecidos respectivamente por Britto (2017) e por Mário Laranjeira (2003). Esses critérios serão contemplados mediante uma abordagem comparativa entre o texto fonte e suas traduções (retraduções). A grande questão que impulsiona este estudo é: de que maneira os elementos estéticos da poesialabeana foram trabalhados pelos tradutores em seus respectivos projetos de tradução? A reflexão sobre as traduções aciona a necessidade de discussões sobre outros temas que orbitam em torno do corpus, tais como: a) contextualização – abrangendo o Renascimento e a identificação das características estéticas da escrita da poeta, os quais serão considerados especialmente a partir das observações de: Cochard (1824), Breghot (1824), Lazard (1985) Arnold Hauser (1998), Perry (1999), Selosse (2007), Pradas ______________________________________________________________________(2007), Motta (2014), Petey-Girard (2023); b) tradução poética e retradução, em que problematizamos as particularidades conceituais da tradução literária e da retradução, tendo por parâmetro as contribuições de: Paes (1990), Berman (1990), Guerini (2000), Benjamin (2008), Milton (2010), Monti (2011), Venuti (2013); c) a recepção da poeta Labé no Brasil, cujos primeiros indícios foram consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Brasil (2023). Nesta pesquisa, também é referendada a importância da obra de Louise Labé na literatura escrita por mulheres, em que seu discurso, além de literário, é revolucionário. Com a nossa análise, concluímos que todos os tradutores – FF, ML e SD – apresentaram elevado grau de “Correspondência” quanto aos aspectos semânticos; quanto aos retórico-formais e linguístico-estruturais, as traduções de FF e de ML se assemelham, ao revelarem mais “Correspondências” quanto à Letra do original. Logo, cada tradução manifesta, de modo particular, a “Significância” do texto fonte.
Interno - 1775498 - DANIEL ANTONIO DE SOUSA ALVES
Externo ao Programa - 2335064 - JOSE ROBERTO ANDRADE FERES