PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: JOSE EIDER MADEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE EIDER MADEIROS
DATA: 29/02/2024
HORA: 17:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Me belisque real! corpo objeto, corpo sujeito e os limites superficiais de suas interfaces nas pós-humanidades de Sob a pele
PALAVRAS-CHAVES: Pele. Psicanálise. Pulsão háptica. Pós-humanidade.
PÁGINAS: 214
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta pesquisa tem como propósito analisar as interfaces da pele como semiossigno, como alegoria e como superfície topológica representacional, em conceitos de corpo incitados por duas obras homônimas intituladas Sob a pele, de autoria de Michel Faber, na literatura, por um lado, e traduzida por Jonathan Glazer, para o cinema, por outro, e que permitam tecer diálogo com a psicanálise de viés freudolacaniano. Face aos desdobramentos críticos da realidade contemporânea, em torno de questões que se dedicam às relações de contato nos horizontes da pós-modernidade e da pós-humanidade, o corpo e a sua superfície do tocar se vêm atravessados por inúmeros problemas e dificuldades. Isso se dá, sobretudo, em se tratando de fenômenos da subjetividade em relação ao outro, às percepções de si mesmo em relação a este outro, e aos limites que dão consistência ou não a aspectos particulares do sofrimento ou da solidão, decorrentes de ambivalências, ao mesmo tempo internas e externas, do sujeito nas dimensões clínicas do desejo e da propriocepção. Pensando nisso, a pesquisa se questiona, na medida em que se recorta pelo feminino enquanto criatura e criação alienígena protagonizada nas obras, sobre como uma leitura na perspectiva da ficção científica pode lançar reflexões que ampliem as funções da pele do corpo em alusão estética aos desafios do tempo e do lugar humanos diante do real no presente. Nessa esteira, ao considerar as implicações de algumas lacunas teóricas no campo psicanalítico, a pesquisa lança uma hipótese em torno da pulsão háptica, de acordo com o que se arranja em seu percurso dialógico e metodológico, especialmente quando se depara com possibilidades de configuração das modulações da sensorialidade para formas de corporeidade outras, típicas dos avanços tecnológicos e das ficções em progresso na contemporaneidade. No que concerne àsarticulações teóricas para o eixo de uma análise estética, a pesquisa mais se inspira nas visões de fragmentação em Walter Benjamin e de crítica em Georg Lukács e Fredric Jameson, e para o eixo de uma psicanálise, nos diversos textos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, voltados aos modelos do corpo da superfície psíquica e da ruptura desses modelos pela topologia estrutural. Nas breves passagens pelos eixos de ligação da psicossomática com os demais, os trabalhos de Didier Anzieu e Christophe Dejours servem de importante parâmetro a esta pesquisa. Os pressupostos teóricos voltados à ficção científica e à linguagem cinematográfica são de autorias diversas. Compreenderse-á, nos limites impostos à análise literário-fílmica, que as heroínas são demo(n)strações, desde que criaturas, das posições complexas do impossível do corpo de sintoma ao que persiste em direção à não-ex-istência e das estranhezas dos acontecimentos no espaço-tempo das ficções humanas pós-modernas, que são experimentadas em níveis de resistência e permanência paradoxal na superficialidade, fundamental à constante, violenta e cíclica crise do falasser pós-humano.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE DE SOUZA MARTINS
Interno - 1410297 - AMANDA RAMALHO DE FREITAS BRITO
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Externo à Instituição - JOSE DIEGO CIRNE SANTOS
Externo à Instituição - TAUAN FERNANDES TINTI