PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: KLEBER FERREIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEBER FERREIRA COSTA
DATA: 12/04/2024
LOCAL: Google meets
TÍTULO: Práticas de Letramento Literário nos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher de escolas públicas estaduais de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de letramento literário. Núcleos de estudos de gênero. Ensino de literatura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Esta tese, em andamento, tem por objeto as práticas de letramento literário efetivadas nos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) em escolas públicas estaduais de ensino médio de Pernambuco. O objetivo é identificar quais são essas práticas e como se efetivam uma vez que os textos literários são largamente usados nos NEGs como elementos instigadores das discussões de gênero. O estudo toma por base as discussões sobre Gênero (SCOTT, 1995; BUTLER, 2003; QUIJANO, 2005; LOURO, 1997); o ensino de literatura na BNCC (BRASIL, 2018); o ensino de literatura no Currículo de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2021); o ensino de Literatura (CANDIDO, 1995; COSSON, 2014, 2020, 2021) e outros. A pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, tem por sujeitos professores/coordenadores dos núcleos de estudos de gênero das escolas estaduais de ensino médio de Pernambuco, divididos entre as 16 Gerências Regionais de Educação e os participantes (estudantes e professores) de um NEG de uma escola da rede estadual. Para os primeiros, adotou-se como procedimento metodológico o levantamento de dados por meio de formulário e o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, tendo como instrumento entrevistas via google meet. Para o segundo, realizou-se uma observação direta e aplicação da técnica de grupo focal. Os resultados da primeira aproximação apontam que Língua Portuguesa foi a disciplina com maior aproximação entre atividades/temática do NEG com a proposta curricular. Já os da segunda aproximação, apresenta professores que utilizam de diferentes práticas de experienciar a leitura do texto literário, mesmo que esta aponte para limites, desafios e compreensões adversas mediante o sistema educacional. (terceira aproximação – em construção).
Presidente - 414829 - RILDO JOSE COSSON MOTA
Interno - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO