PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: KLEBER FERREIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEBER FERREIRA COSTA
DATA: 12/04/2024
LOCAL: Google meets
TÍTULO: O Letramento Literário nos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher de escolas públicas estaduais de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de letramento literário. Núcleos de estudos de gênero. Ensino de literatura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Esta tesetem por objetoas práticas de letramento literário efetivadas nos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) em escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Pernambuco. O objetivo é identificar quais são essas práticas e como se efetivam uma vez que os textos literários são largamente usados nos NEGs como elementos instigadores das discussões de gênero. O estudo toma por base o ensino de Literatura (Candido, 1995; Cosson, 2014, 2020, 2021); o ensino de literatura na BNCC (Brasil, 2018);o ensino de literatura no Currículo de Pernambuco (Pernambuco, 2021); a legislação sobre NEG (Pernambuco, 2008); as discussões sobre Gênero (Scott, 1995; Butler, 2003; Quijano, 2005; Louro, 1997) e outros. A pesquisa tem por sujeitos os professores/coordenadores dos núcleos de estudos de gênero das escolas estaduais de ensino médio de Pernambuco e os participantes (estudantes e professor) de um NEG de uma escola da rede estadual. Para os primeiros, adotou-se como procedimentos metodológicos o levantamento de dados por meio de formulário, entrevistas semiestruturadas e o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. Para os segundos, realizou-se uma observação direta, entrevista e aplicação de grupo focal. A conclusões alcançadas apontam que os NEGs têm como traço comum o manuseio e o compartilhamento dos textos literários. O foco da leitura é a representação social com textos que tratam especificamente de temas como gênero, violência contra a mulher e outros envolvendo os Direitos Humanos. Em geral, o trabalho de leitura e produção textual realizado nos NEGs têm como fim oPrêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Quanto à formação do leitor literário, os NEGs, assim como o componente curricular Língua Portuguesa, apresenta contribuições e limitações. O primeiro por conduzir a uma leitura efetiva do texto literário, ainda que didatizada para fins específicos, conforme os princípios do paradigma social-identitário de ensino da literatura. O segundo por introduzir os textos da tradição literária aos alunos, ainda que seu ensino seja voltado para o reconhecimento do cânone e dos estilos de época, de acordo com o paradigma histórico-nacional, além de buscar atender às competências e habilidades exigidas pelas avaliações externas. Atuando nos dois espaços, o professor de literatura encontra no NEG a abertura para conduzir o processo de leitura literária do aluno que a sala de aula não oportuniza devido às restrições impostas pelo currículo sistematizado ao mesmo tempo que transita de um paradigma tradicional para um contemporâneo de ensino de literatura. Desse modo, constituindo-se como uma comunidade de leitores aberta a diversas estratégias didáticas, o NEG faz parte do letramento literário na escola e suas práticas terminam por impactar favoravelmente a formação do leitor literário ao promover e compartilhar a leitura de textos literários.
Presidente - 414829 - RILDO JOSE COSSON MOTA
Interno - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO