PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: FRANK HENRIQUE VIEIRA CAMPOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANK HENRIQUE VIEIRA CAMPOS
DATA: 25/10/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Zoom https://uso2web.zoom.us/i/87438948207?pwd=R3c3UFJPWm9ibElUOHZXZHptNS84Zz09
TÍTULO: O fisicalismo redutivo de Jaegwon Kim e o problema dos qualia
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Jaegwon Kim, qualia, fisicalismo redutivo, funcionalismo, consciência.
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Epistemologia
RESUMO: Tomado em sentido amplo, o termo fisicalismo (às vezes materialismo) é uma tese
ontológica que afirma que tudo o que há é composto de partes ou agregados de objetos
fisicamente constituídos. Na filosofia da mente, uma postura fisicalista costuma se
manifestar quando afirmamos que a mente é o mesmo que o cérebro ou um estado no
sistema nervoso central - SNC - ou ainda o resultado de seu funcionamento. Jaegwon Kim
defende que uma visão realista sobre a mente, isto é, que o mental tem eficácia causal no
mundo implica ou requer uma visão reducionista da mente, isto é, que propriedades
mentais poderiam ser explicáveis em termos físicos, como funções. Kim sugere que uma
abordagem funcionalista e redutiva é apropriada para explicar grande parte dos fenômenos
mentais, especialmente os que dizem respeito à execução de tarefas ou a capacidades do
nosso sistema físico. No entanto, para Kim, o fisicalismo redutivo encontra uma barreira:
os aspectos fenomenológicos da experiência consciente, também conhecidos como os
qualia. O fisicalismo não-redutivo, de diversas maneiras, defende a inabilidade de uma
visão puramente física do mundo no que concerne à mente ou a consciência. Kripke deu o
pontapé inicial neste debate ao criticar as teorias de identidade, colocando tambem a
consciência imediata no centro do problema mente-corpo. Assim, qualquer abordagem
fisicalista deixaria de fora, como inexplicados, o aspecto subjetivo da consciência
fenomenal, o modo como é ser um sujeito ou ser submetido à experiência. Ainda, o
argumento do conhecimento, o espectro invertido e a visão da experiência como o
problema difícil da consciência são exemplos que apontam para a existência de um
domínio irredutível de propriedades mentais. A consequência relevante de considerar os
qualia como propriedades mentais irredutíveis é o epifenomenalismo para as qualidades
mentais: elas não possuem papel causal uma vez que seu substrato físico permanece não
explicado. Kim por sua vez tende a concordar que a conceptibilidade dos qualia invertidos
é uma objeção decisiva para impor uma limitação ao fisicalismo: o que sobra seria uma
fisicalismo próximo o bastante. No que se segue, o objetivo do trabalho é argumentar que
uma concepção representacional dos qualia é capaz de inserir a consciência fenomenal
novamente no caminho da redução funcional. É o que defende, por exemplo, David
Rosenthal, para os quais os qualia possuem um papel relevante na percepção. A ideia é
então reestabelecer o fisicalismo redutivo para os qualia afastando então a suposta
diferença, defendida também por Kim, entre estados mentais qualitativos (com consciência
fenomenológica) e estados mentais intencionais (com conteúdo representacional, mas sem
aspecto fenomenológico). Num modelo cognitivista, todos os estados mentais possuem
conteúdo representacional que está associado à execução de uma função e estados mentais
qualitativos são estados nos quais um indivíduo é capaz de representar algum conteúdo de
sua experiência. Além disso, uma teoria de pensamentos de ordem superior para os qualia
pode dar suporte para uma teoria da consciência extrínseca e relacional. Se bem sucedido,
isso torna possível rejeitar tanto alegações baseadas na consciência fenomenológica contra
o reducionismo e o funcionalismo, quanto a concepção epifenomênica dos qualia.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1560574 - ANDERSON DARC FERREIRA
Externo à Instituição - ANDRE LECLERC
Presidente - 1898751 - CANDIDA JACI DE SOUSA MELO