PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: AMANDA SOUSA GALVÍNCIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA SOUSA GALVÍNCIO
DATA: 28/05/2019
LOCAL: Sala Multimídias do CCSA
TÍTULO: A TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE EUDÉSIA VIEIRA NO SÉCULO XX: educação, feminismos e história pátria (1921-1955).
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres intelectuais. Eudésia Vieira. Educação. Feminismos. História Pátria
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo principal compreender a trajetoria intelectual da professora, medica, historiadora e poetisa Eudesia Vieira. O argumento desta tese e que Eudesia Vieira figurou como mediadora cultural das causas femininas e feministas na Paraiba, defendendo o modelo feminino da nova mulher, conciliando a figura da mulher tradicional e da mulher progressista. O recorte temporal deste estudo toma como referencia as datas de publicacoes de seus dois livros de historia patria: Pontos de Historia do Brasil de 1921 e de Terras dos Tabajaras 1955. Para tanto, se utilizou como fontes os textos de sua autoria, como, por exemplo: artigos em jornais e revistas, autobiografia, poesias e livros didaticos. Alem dessas, tambem se investigou as biografias, os verbetes biograficos e as pesquisas academicas que trataram da sua contribuicao intelectual, bem como textos produzidos por outros/as intelectuais da epoca sobre os temas abordados neste estudo. Os referenciais da hermeneutica historica e dos estudos feministas auxiliaram com a elaboracao metodologica da pesquisa e com a interpretacao das fontes selecionadas. As categorias de intelectuais e de genero possibilitaram, de modo geral, compreender como as mulheres se inseriram nos espacos intelectuais do periodo e, de modo particular, como se deu a presenca de Eudesia Vieira nos lugares ainda marcados pela figura masculina. Diante disso, se perquiriu o itinerario de formacao da personagem, se identificando a forte presenca da religiao catolica na educacao das mulheres do periodo e a sua participacao nas redes de sociabilidade, como, por exemplo: Escola Normal da Paraiba, Associacao dos Professores Primarios, Instituto Historico Geografico da Paraiba e Faculdade de Medicina do Recife, os quais lhe davam legitimidade para tratar dos temas feministas e educacionais em voga. Por fim, se buscou entender a geracao de escritoras contemporaneas a Eudesia Vieira e os temas que partilharam sobre: a defesa da participacao politica das mulheres, a educacao como regeneracao da nacao, a abolicao da escravatura e o ideal de paz das identidades brasileira e paraibana.
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES