PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: PATRICIA FERNANDA DA COSTA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA FERNANDA DA COSTA SANTOS
DATA: 09/08/2019
HORA: 09:30
LOCAL: PPGE/UFPB, João Pessoa/PB
TÍTULO: O direito de não querer estudar: uma análise a partir dos discursos de pessoas adultas e idosas que não estão na escola
PALAVRAS-CHAVES: Educação de jovens e adultos, desescolarização escolarização, municípios da microrregião de Cajazeiras, políticas públicas de escolarização.
PÁGINAS: 300
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: O estudo busca analisar por que pessoas adultas e idosas nao alfabetizadas ou com pouca escolaridade que residem em municipios da microrregiao de Cajazeiras, sertao paraibano, nao tem apresentado, em suas narrativas, interesse em frequentar a escola. A pesquisa esta situada no campo da Educacao de Jovens e Adultos mais especificamente no ambito das politicas publicas de escolarizacao. Essa problematica e evidenciada pela reducao dos indices de matriculas da EJA registrados anualmente com mais evidencia a partir de 2007. Os dados podem representar, entre outras situacoes, a negacao do acesso, por parte das redes publicas, com a reducao da oferta da modalidade, ou ainda, a baixa procura pela escola por parte do publico alvo. Considerando o exposto, trata-se de uma investigacao de cunho qualitativo e quantitativo que utiliza o levantamento bibliografico, a pesquisa documental e a pesquisa de campo como estrategias metodologicas. Para coleta de dados usamos entrevistas (estruturada e semiestruturada) como instrumentos. Nas duas etapas da pesquisa de campo conversamos com secretarios de educacao e/ou coordenadores da EJA e pessoas adultas e idosas nao alfabetizados ou com pouca escolaridade que nao estavam frequentando a escola. Buscamos os aportes interpretativos em autores da teoria critica, da educacao popular e em concepcoes que sao referencia nos estudos do cotidiano. Considerando o aporte teorico e as estrategias metodologicas realizamos uma triangulacao de dados constatando que as acoes destinadas a esse coletivo nao tem conseguido atingir seu objetivo final dado o paradoxo verificado ao relacionar o numero de matriculas registrado em face a demanda potencial. Considerando essa chave de leitura defendemos a seguinte tese: A escolarizacao nao e um caminho consensual nos projetos de vida de pessoas adultas e idosas nao alfabetizadas ou com pouca escolaridade que compoe o publico-alvo da EJA residente em municipios da microrregiao de Cajazeiras. As demandas e necessidades de leitura e escrita do contexto em que residem sao aspectos condicionantes para que essas pessoas sintam necessidade de procurar a escola para se alfabetizar ou retomar seu processo de escolarizacao.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Externo à Instituição - MARIA ELIETE SANTIAGO
Externo à Instituição - MARIA MARGARIDA MACHADO