PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SABRINA GRISI PINHO DE ALENCAR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SABRINA GRISI PINHO DE ALENCAR
DATA: 27/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE_CE_UFPB_CAPMUS I
TÍTULO: A repercussão da extensão universitária e o acesso ao ensino superior: o caso do Intensivo Pré-Vestibular da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: 1. Extensão Universitária. 2. Democratização do ensino. 3. Acesso ao ensino superior. 4. Formação docente. 5. Repercussão social.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa de doutorado investiga a relacao entre extensao universitaria e acesso ao ensino superior no Brasil. Nesse sentido, visa analisar as repercussoes do curso Intensivo Pre-Vestibular no acesso dos alunos da rede publica de ensino em cursos de graduacao da UFPB, no periodo de 2008 a 2012, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa de cunho qualitativo assentada no caso do Projeto de Extensao Intensivo Pre-vestibular. A tese defendida e a de que o Projeto de Extensao Intensivo Pre-Vestibular, instituido pelo vies da Politica Publica inclusiva, propiciou uma acao democratizante de repercussao para dentro e fora dos muros das universidades, promovendo a transformacao individual e social de seus participantes. No intuito de comprova-la, delimitou-se o acesso, a inclusao e a formacao docente como categorias de analise, as quais dialogam com Freire e Boaventura, por fazerem parte de seus constructos teoricos a respeito da formacao do ser e da relacao da universidade com seu entorno, por meio do ensino, da pesquisa e da extensao. A fim de subsidiar teoricamente esta pesquisa, faz parte do quadro de referencias teoricos que se debrucam para compreender e discorrer sobre as politicas publicas e a democratizacao do ensino, como Santos (2003, 2004, 2005) e Freire (1967, 1969, 1985, 2001, 2006); estudiosos que atuam para escrever a historia do extensionismo brasileiro, dentre os quais Botome (1996), Gurgel (1986, 2002, 2003) e Nogueira (2000, 2003, 2005). Com relacao a dinamica da pesquisa, reflexao feita sobre seu objeto e a delimitacao e catalogacao do corpus selecionado, seguiu-se as referencias de Richardson (1999), Cellard (2008), Bardin (2011), entre outros, que tratam da aplicabilidade da metodologia cientifica e da analise do impacto de projetos e programas sociais. Apos a analise das fontes, constatamos que o cursinho Intensivo Pre-Vestibular, ao promover a articulacao entre a universidade e escolas publicas de ensino medio, possibilitou melhores condicoes de estudo para os alunos participantes do projeto, incluindo-os em um contexto formativo de maior acesso, inclusao e empoderamento, alem de ter se tornado em um excelente laboratorio didatico para o corpo docente – cuja repercussao social alcancada transformou a realidade de ensino-aprendizagem de alunos e professores - resultado do planejamento e das acoes executadas por toda a equipe de coordenadores e professores-bolsistas participantes desse projeto extensionista, ratificando, assim, a tese orientadora desta pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Externo ao Programa - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo à Instituição - JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JOSEVANIA DA SILVA