PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGÉLICA DE CÁSSIA GOMES MARCELINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGÉLICA DE CÁSSIA GOMES MARCELINO
DATA: 30/08/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório 1 Central de Aulas
TÍTULO: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE GERENCIAMENTO E AS FORMAS DE RESISTÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Paulo Freire. Políticas de Gerenciamento na Educação. Formação continuada de Professores. Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos.
PÁGINAS: null
RESUMO: Esta pesquisa busca analisar as políticas de formação de professores baseadas nos parâmetros da administração gerencialista da educação que tomam força, principalmente, a partir da aprovação da Lei 13.415/2017 que trata da reforma do ensino médio e da Resolução CNE/CP n° 04/2018 que institui a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, estabelecendo mudanças nesta etapa da educação básica a serem implementadas em nível nacional. Destacamos como objetivo geral do estudo, compreender a política de formação continuada de professores do ensino médio, a partir dos modelos de gerenciamento da educação por resultados, instaurada nos sistemas estaduais de educação em dois estados: Pernambuco e Paraíba a partir do princípio da responsabilização, buscando identificar os possíveis espaços de autonomia e resistência construídos no coletivo de docentes enquanto categoria profissional de intelectuais críticos. Adotamos como perspectiva teórico-metodológica os referenciais do materialismo histórico-dialético a partir de uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação cujo os instrumentos para levantamento de dados são: a análise documental, a investigação temática (Freire), pesquisa-formação (Saul, A.) e tramas freireanas. Faz-se uso, também, de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos: professores, coordenadores, diretores, sindicatos, representantes das secretarias de educação estadual de cada estado. O campo de pesquisa será duas escolas estaduais, sendo uma em Pernambuco e outra na Paraíba que serão tomadas como amostras das reformas gerencialistas na educação e os seus impactos no campo da formação dos professores do ensino médio. Como base de análise, optou-se pela pedagogia crítica, na perspectiva de compreender, para além das aparências do fenômeno educacional, desocultando sua essência. A proposta de trabalhar com os Círculos Investigativo-Formativo visa propor formações continuadas de professores a partir do contexto e da realidade concreta dos sujeitos, com vistas a refletir as situações-limites que os impedem de avançar nas suas práticas e concepções pedagógicas, como também, buscar construir propostas de formação a partir desses sujeitos em um permanente movimento de ação-reflexão-ação do seu fazer docente, numa perspectiva de constituição de uma práxis pedagógica com base nos referenciais da Pedagogia de Paulo Freire, como proposta contra hegemônica aos parâmetros da formação com base na gestão empresarial-gerencialista de educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo à Instituição - ALEXANDRE SAUL PINTO
Externo à Instituição - JOSÉ BATISTA NETO