PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORAH KALLYNE SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORAH KALLYNE SANTOS DA SILVA
DATA: 05/09/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: a política educacional de avaliação na práxis da escola
PALAVRAS-CHAVES: Política Educacional. Educação Infantil. Avaliação. Organização do trabalho pedagógico.
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a proposta de avaliação para a Educação Infantil no município Lagoa de Dentro-PB e as implicações da política de avaliação vigente na práxis avaliativa de seus professores. Na prática escolar dos docentes da Educação Infantil emergem diversas indagações quanto à avaliação, evidenciando a necessidade de diálogo com as políticas educacionais e uma melhor compreensão quanto à organização do trabalho pedagógico. Desta forma, o problema desta pesquisa é o seguinte: Como é realizada a avaliação para a Educação Infantil no município e quais as implicações das políticas educacionais na práxis avaliativa de seus professores? Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e exploratória. Recorreremos à perspectiva dialética para subsidiar o conhecimento e a análise das realidades social e educacional concretas. Os sujeitos da pesquisa serão 30 professores, das turmas Pré I e II, um coordenador pedagógico e quatro supervisores pedagógicos- todos atuantes na Educação Infantil do município. Na pesquisa de campo serão aplicados um questionário (para os professores) e um roteiro de entrevista semi estruturado (para o coordenador e supervisores). Os dados serão analisados partindo de uma organização, transcrição, tabulação e descrição de categorias para apriori serem interpretados. Para subsidiar teoricamente esta discussão, elegemos como principais aportes teóricos as obras de Freitas, Hoffman, Saviani, Marsiglia, Arce e Gasparin. O texto se encerra com a apresentação das considerações preliminares, dentre as quais destacamos a seguinte: apesar das políticas públicas educacionais para a Educação Infantil apresentarem proposições para a organização do trabalho pedagógico na escola, a realidade apresenta uma prática educacional híbrida (improvisação, pragmatismo), indicando a necessidade de se estreitar a relação entre avaliação na e da Educação Infantil para que a política apresente respaldos a partir da realidade concreta.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES