PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DOS SANTOS PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DOS SANTOS PEREIRA
DATA: 12/12/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: um estudo da concepção docente em escolas da rede pública de João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: Mediação. Conhecimento espontâneo. Conhecimento científico.
RESUMO: A presente pesquisa objetiva compreender a concepção do professor enquanto mediador no processo de ensino das Escolas Municipais de Ensino Fundamental no Município de João Pessoa-PB, no período de 2018 a 2020. O estudo trata do processo de mediação na construção do conhecimento, cujos fundamentos teóricos estão embasados na psicologia histórico-cultural na abordagem da escola de Vigotski. O processo de mediação é aqui compreendido como uma relação do homem com o mundo e com seus pares, não sendo possível mensurar em que momento e como começa e termina a intervenção do homem no mundo e a influência do mundo no homem. A orientação teórico-metodológica abordada nesta pesquisa está norteada pelo materialismo histórico-dialético, visto que busca apreender a essência do objeto investigado e nos possibilita uma compreensão sobre sua totalidade, desvendando suas contradições, sua origem histórica e as condições materiais que o constitui. A pesquisa empírica será realizada em dez escolas do município de João Pessoa-PB e os sujeitos serão 10 professores que atuam nessas unidades. Como instrumento de pesquisa, utilizaremos a observação participante e a entrevista semiestruturada. No que se refere às primeiras considerações, apontamos que a divisão do trabalho em manual e intelectual condena o homem à unilateralidade, o que denota que, se o homem está dividido entre aquele que pensa e aquele que faz, a construção desse homem também está dividida. A consequência dessa divisão do trabalho na formação do professor se materializa na preparação de professores que não refletem sobre o seu papel em sala de aula e, consequentemente, limitam-se a formar sujeitos adaptáveis socialmente, sem compreender os determinantes socio-históricos que impõem uma formação de conformação e ajuste social.
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo à Instituição - FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA LEAL