PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JULIANA MAIA TAVARES

DISCENTE: JULIANA MAIA TAVARES
DATA: 06/02/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Educação profissionalizante no Brasil (PROEJA): Análise da construção das políticas públicas, através do curso técnico em eventos no IFPB
PALAVRAS-CHAVES: PROEJA; IFPB; Categorias; Ciclo de Políticas de Ball.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
RESUMO: O presente estudo tem como objeto de pesquisa as políticas curriculares do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), e sua relação com o Curso Técnico em Eventos do IFPB. Para tanto, fez-se um recorte no período de 2010 a 2018, das políticas públicas aplicadas à formação do currículo do curso. O objetivo geral deste estudo é analisar a prática das políticas públicas no chão da escola, buscando-se compreender seus elementos de interpretação e suas influências no processo de formulação dos currículos do referido curso. Para o desenvolvimento teórico deste estudo, é importante ter um olhar criterioso sobre os conceitos de categorias como currículo, avaliação, pedagogia e organização, considerando o primeiro destes como um processo contínuo que se encontra inserido em arenas públicas nas quais as políticas se inter-relacionam com a política atual e as em uso. Desse modo, quanto à metodologia, este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa com o apoio da ferramenta do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, o qual se constitui em um referencial analítico, dinâmico e flexível, que auxilia na verificação de programas e políticas educacionais de forma crítica desde a sua formulação até a implementação. A partir dos resultados obtidos percebemos que 37,0% dos professores entrevistados não conhecem o programa de forma detalhada. Além disso, 77,7 % afirmam ter pouco tempo para dialogar sobre as dificuldades do programa e 100% do corpo docente reconhece que há contradição, ambiguidade e inconsistência na construção deste. Nossa investigação é o primeiro passo para fomentar importantes reflexões e maiores investimentos para difundir as políticas do PROEJA nos contextos de influência e de prática.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES