PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LUCIANA SILVA DIAS

DISCENTE: LUCIANA SILVA DIAS
DATA: 05/02/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO SOCIAL: SIGNIFICADOS E ESTRATÉGIAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Social. Didática. Planejamento. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: OSabemos que o planejamento é um elemento didático importante para sistematizar os processos de ensino e aprendizagem escolares ou não, porque não se pode apostar em práticas assistemáticas, uma vez que fragilizam a qualidade das ações. A Educação Social ocorre em diferentes espaços educativos e produz aprendizagens de diversos tipos, logo, precisa da Didática para mediar processos educativos críticos e transformadores. Partindo desse pressuposto, é importante conhecer os significados e estratégias que os profissionais que atuam no campo da Educação Social mobilizam no processo de planejamento de suas práticas profissionais, visto ser fundamental para entender as concepções de educação que defendem e por fornecer pistas para a produção de novos conhecimentos na área da Educação Social. Este estudo tem o objetivo de investigar os significados e estratégias de planejamento didático realizado por educadores(as) que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) nas cidades de João Pessoa-PB e Porto Alegre-RS. Analisamos ainda, os significados de Educação Social, objetivos didáticos, recursos e estratégias de planejamento didático utilizado por esses educadores. O referencial epistemológico fundamenta-se em Mead e Blumer (1969), que discutem aspectos metodológicos na perspectiva do Interacionismo Simbólico, um aporte para pesquisas que buscam investigar os significados subjetivos atribuídos pelos indivíduos nas suas atividades cotidianas. O diálogo teórico foi tecido com base nos referencias sobre a Educação Social, partindo de Nuñez (1999), Perez Serrano (2012), Steven Casteleiro (2008), Parcerisa (2002), dentre outros. Acerca do planejamento didático, dialogamos com Padilha (2001), Lück, (2009), Gandin (2001), (2014), Parcerisa (2002), Olivia, (2014), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: no primeiro, aplicamos um questionário estruturado com todos os participantes da pesquisa. Já no segundo, realizamos um Grupo Focal com alguns educadores(as) de João Pessoa. Para exame dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo (AC) conforme proposto por Bardin (2011). Os resultados apontam que o planejamento faz parte do cotidiano dos(as) educadores(as) pesquisados(as), baseando-se em documentos e normativas do SCFV, o que indica uma ênfase na dimensão técnica do processo operativo em relação a outras dimensões fundantes do planejamento, tais como as de sentido político, ético e pedagógico. Além disso, percebemos que os educadores, em especial de João Pessoa, não participam ativamente da elaboração das temáticas e propostas a serem trabalhadas com os usuários, cabendo a uma instância de gestão a programação anual, Tratam-se de fatores organizacionais que fragilizam o processo de planejamento didático como espaço de concepção das práticas, formulação de objetivos e diretrizes de ação. Igualmente, nota-se uma presença tímida de estratégias de planejamento participativo com a presença de usuários(as), o que contraria o princípio básico do engajamento e do fortalecimento da autonomia dos sujeitos na Educação Social.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA