PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 27/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ESCOLA DO CORPO: CURRÍCULO E IMPLICAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO DE CORPOS DE BAILARINOS (AS)
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Gênero. Sexualidade. Currículo. Escola de dança.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os modos pelos quais o currículo (re)produz, regula e (re)articula as aprendizagens sobre corpo, gênero e sexualidade em uma Escola de Dança da cidade de João Pessoa (PB). Há algumas décadas, assuntos como corpo, gênero e sexualidade(s) têm ganhado visibilidade na esfera social e nas discussões acadêmicas, tornando-se objeto privilegiado de olhares de educadores/as, cientistas de diversos campos e religiosos/as. Nesse âmbito, travam-se tensões sobre estes temas trazendo-nos, como educadores/as, a necessidade de refletir, dialogar e problematizar sobre tais questões. Esta pesquisa se inscreve na interface dos campos dos Estudos Culturais da Educação, dos estudos de Gênero e de Sexualidades em uma perspectiva pós-crítica. Metodologicamente, inscreve-se como qualitativa, cujo material empírico foi produzido a partir de: pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. O material empírico foi analisado na perspectiva da Análise Cultural. Estudar as implicações de gênero e sexualidades que se inscrevem nos corpos dos/as bailarinos/as, configurou-se em uma forma de perceber as possibilidades de movimentações pedagógicas que um currículo pode exercer sobre a vida dos sujeitos que decidem desenvolver a prática do balé. A escola pesquisada se apresentou como um lugar que utiliza de diversos mecanismos para disciplinar e educar os corpos de meninos e meninas que praticam balé. Os currículos com dança, adotados pelos/as professores/as da escola do corpo, se aproximam e desaproximam a todo tempo das regras exigidas pela técnica do balé, fazendo em alguns momentos com que eles/as sejam disciplinados segundo as normas dessa técnica e, em outros, se arrisquem transgredi-las. Alguns corpos se rendem aos processos educativos e, outros, teimam, escapam e resistem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Externo à Instituição - ALLYSON CARVALHO DE ARAÚJO
Externo à Instituição - PRISCILA GOMES DORNELLES