PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: VILMA HELENA MALAQUIAS

DISCENTE: VILMA HELENA MALAQUIAS
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA MESORREGIÃO DO LITORAL SUL DO ESTADO DA PARAÍBA: UM ESTUDO DA SUA TRAJETÓRIA A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS (CP)
PALAVRAS-CHAVES: Escolarização Quilombola. Ações Afirmativas. Ciclo de Políticas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: A presente dissertação é o resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a compreensão dos atores da política (docentes; supervisoras e gestoras), acerca da Educação Escolar Quilombola (EEQ), a partir das leis de efetivação de direitos à diversidade étnica e racial, garantidas para a escolarização das populações tradicionais no Estado Brasileiro. O presente estudo emergiu de um contexto histórico de avanços, entraves e retrocessos, que aponta para as dificuldades de institucionalização das políticas de promoção de igualdade étnico e racial no âmbito escolar. Para desenvolver a pesquisa, tomamos os autores e autoras nacionais do campo de emancipação da política investigada, e como aporte teórico-metodológico, os ciclos de políticas do sociólogo Stephen J. Ball e colaboradores, desde o Contexto de Influências ao Contexto de Prática, investigando a trajetória da EEQ, desde a sua formulação até a sua atuação no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, na qual se estuda os documentos normativos e explora-se o campo empírico, para dar conta da análise do seu objeto. A pesquisa no campo de estudos (escolas) realizou-se em três unidades de ensino situadas em Comunidades Remanescentes de Quilombo (CRQ), pertencentes à rede da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Conde/Paraíba (SEMECE), envolvendo docentes, supervisoras e gestoras que atuam nas diversas etapas do ensino fundamental nas referidas unidades. Um questionário semiestruturado foi o instrumento que serviu para coletarmos os dados. Foram utilizados também fotografias e artefatos para a composição da coleta. Para análise dos dados utilizamos o aporte teórico-metodológico em Ball (2016) e Bardin (2011). A pesquisa teve como resultado contradições e tensões no trato da atuação da política (EEQ) na visão de seus atores nas instituições. A constatação nos permitiu considerar que a compreensão dos textos legais assume diferentes interpretações para os atores da política in loco, e implicações para o contexto da prática, cuja afirmação epistemológica afro-brasileira na escola encontra-se em dificuldades diante de um contexto político e pedagógico, que abriga restrições às questões da diversidade cultural nas políticas educacionais que, ao se negligenciar as questões inerentes à diversidade, fortalece-se a sua invisibilidade nos espaços formativos da escola e no currículo. Nesse sentido, o estudo revelou também que outros espaços micropolíticos são constituídos para a atuação da política, outras negociações se estabelecem nesses espaços educativos, contudo, não garante na experiência pedagógica a inclusão da Lei 10639/2003, como indutora de afirmação para a educação escolar quilombola.
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO