PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JORILENE BARROS DA SILVA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORILENE BARROS DA SILVA GOMES
DATA: 30/03/2020
LOCAL: PPGE
TÍTULO: “A GRAÇA DE DEUS CUMPRE ASSOCIAR A ELABORAÇÃO DO HOMEM”: PROJETO DE EDUCAÇÃO FAMILIAR DA UNIÃO DOS MOÇOS CATÓLICOS NO JORNAL A IMPRENSA (1931-1942)
PALAVRAS-CHAVES: Igreja Católica. Moços Católicos. Educação. Família.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Esta tese objetiva discutir algumas publicações do jornal católico A Imprensa, os quais deixavam clara a intenção de induzir um modelo educacional religioso de família; também se pretende evidenciar a forma como os discursos da União dos Moços Católicos reproduziam esse modelo, para atender a pré-requisitos determinados pelos dogmas católicos, na Paraíba, entre os anos de 1931 a 1942. Entende-se tal intento, a partir da constatação de que a separação entre Estado e Igreja gerou uma série de conflitos que enfatizavam o país como uma nação laica, gerando, do ponto de vista da Igreja, os males da modernidade. Neste sentido, analisaremos o jornal A Imprensa e os discursos acima citados, para entendermos como ocorreu a propagação da fé e da instrução católica, objetivando curar esses males, na capital paraibana. Para tanto, utilizamos, as encíclicas papais dos Papas Pio IX, Leão XIII, Pio X, Bento XV, Pio XI e Pio XII, escolhidas por seu caráter orientativo e educacional, que guiavam o clero e a população em geral, de acordo com os preceitos da Igreja, como também os documentos episcopais, com apreciação das cartas pastorais de Dom Leme e Dom Moisés. Também faremos uso da documentação do jornal A Imprensa, produzida entre os anos de 1931 a 1942, por ser o objeto central da nossa pesquisa, pois divulgava as ideias que a Diocese e os Moços Católicos defendiam, praticavam e vivenciavam com a sociedade. A análise desses documentos corrobora a ideia de que os Moços Católicos e A Imprensa tencionavam por um modelo educacional religioso de família e masculinidade na Paraíba.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO