PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO
DATA: 17/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE O DISCURSO, A PRÁXIS E A FORMAÇÃO DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva; Pessoa com Deficiência; Formação Continuada.
PÁGINAS: 193
RESUMO: Compreendendo a presença das pessoas com deficiências nas escolas regulares e os desafios originados a partir do paradigma da inclusão educacional, vemos que estes sujeitos de aprendizagem chegam à modalidade da Educação de Jovens e Adultos - EJA e que este fato acarreta mudanças significativas neste espaço educacional. Tais fatos suscita-nos um olhar de inquietação face a realidade percebida em nossas escolas, bem como a ausência de uma formação docente voltada para a EJA que se paute na perspectiva de uma educação inclusiva, uma vez que este ainda se revela como um campo de poucos estudos e de baixa preparação de seus profissionais. Deste modo, esta pesquisa objetiva compreender as contribuições da formação continuada construída de modo colaborativo-crítica aos desafios da consolidação de uma prática pedagógica inclusiva das pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, e para tanto, propõe-se a de forma mais específica: 1- Analisar as dificuldades encontradas nos processos inclusivos de jovens e adultos com deficiência; 2-Compreender o perfil do docente atuante da EJA, suas identificações, inquietações e discursos com relação à presença da Pessoa com Deficiência nesta modalidade; 3- Analisar as contribuições desta formação continuada dos profissionais da EJA como elemento para a efetivação das práticas pedagógicas inclusivas; ancorando-se em autores que problematizam e refletem sobre a Educação de Jovens e Adultos tais como Soares (2006), Silva (2011); sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva a exemplo de Campbell (2009), Mantoan (2015) e no tocante as discussões do campo da Formação Docente utilizamos, pois, Carvalho (2014), bem como Pimenta (2012) e Tardif (2014) e entre outros. Para tanto a pesquisa desenvolve-se como uma pesquisa-ação a ser realizada por meio de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e a Secretaria de Educação do Município de Bayeux - PB, sendo esta parceria viabilizada por meio do projeto de extensão intitulado: “Curso de Formação Continuada - Práticas Inclusivas na EJA”, realizada no ano de 2019 com um grupo formado por professores, supervisores, transcritores de braile, e gestores de diferentes escolas do município. Logo, ressaltamos a importância deste estudo, bem como da Análise Crítica do Discurso nele proposta, como importante instrumento para analisarmos os discursos, a práxis pedagógica e o processo de formação continuada como cenário de possíveis mudanças visando potencializar o processo inclusivo de jovens e adultos com deficiência no município de Bayeux – PB, bem como novos estudos na área.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Externo à Instituição - EDUARDO JOSÉ MANZINI
Externo à Instituição - ELETA DE CARVALHO FREIRE