PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: KALLYNE LYGIA FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: KALLYNE LYGIA FERREIRA DA SILVA
DATA: 19/03/2020
LOCAL: AUDITÓRIO AZUL CCSA
TÍTULO: EDUCAÇÃO COMPENSATÓRIA NA EJA: a concepção docente sobre o Projeto Filhos da EJA em escolas municipais de João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Compensatória. EJA. Projeto Filhos da EJA.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: O presente estudo refere-se a Educação compensatória e ao Projeto Filhos da EJA em escolas públicas e municipais de João pessoa-PB. A presente pesquisa objetiva compreender a concepção dos professores na modalidade EJA sobre o Projeto Filhos da EJA em escolas públicas do município de João Pessoa-PB. O presente estudo foi desenvolvido no período de 2018 a 2019 e trabalhado na perspectiva da abordagem qualitativa estando fundamentado teoricamente no materialismo histórico e dialético. O materialismo dialético, enquanto método científico, é um procedimento de investigação que nos possibilita a interação com o mundo e com o contexto em que o fenômeno está inserido, identificando causa e efeito bem como as contradições existentes. A pesquisa empírica foi realizada em três escolas públicas e municipais de João Pessoa- PB, com oito (8) professores que atuam na modalidade de ensino EJA. Dessa forma, utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário semi-estruturado e a entrevista a fim de elucidar as questões pertinentes a pesquisa. No tocante as considerações finais, constatamos que a concepção docente evidencia que o Projeto Filhos da EJA proporciona segurança e acolhimento, no entanto, considera que este não é um fator determinante para a estadia desses estudantes. A pesquisa constatou na fala dos docentes que a EJA é uma modalidade esquecida e que as ações e projetos são ínfimos e que apenas vêm se reproduzindo no cenário educacional, desse modo, os docentes demonstravam uma naturalização acerca do Projeto Filhos da EJA. Contudo, verificou-se que o desenvolvimento do Projeto na rede municipal de ensino amplia a oferta de acesso e acentua o processo de permanência como fatores condicionantes na modalidade EJA.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO