PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO JORGES PUGLIESI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO JORGES PUGLIESI
DATA: 30/07/2020
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A IMAGEM VISUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Imagem visual. Livro didático de história. Análise Arqueológica do Discurso.
RESUMO: O mundo contemporâneo vai se configurando como uma sociedade imagética, as-sim é necessário desenvolver saberes para se relacionar nesse novo contexto cultural. A escola tem um papel crucial no processo de formação dos sujeitos sociais que irão se relacionar com esse novo contexto visual. Desta forma, a presente pesquisa tem como objeto a imagem visual nos livros didáticos de história do ensino médio da rede estadual da Paraíba a qual se lança a investigar tendo como referencial teórióco-metodológico a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michael Foucault (2015) e o horizonte operativo baseado em três etapas, a saber: mapear, escavar e analisar descritivamente (ALCANTARA; CARLOS, 2013). Assim, a AAD possui as ferramentas adequadas ao objetivo desta pesquisa que é investigar a rede discursiva imagético presente nos livros didáticos de história do ensino médio da rede esta-dual da Paraíba e desse modo compreender suas influências nas práticas pedagógicas da escola. Destarte, adentrar na problemática desta pesquisa para descobrir qual a ordem discursiva que caracteriza uso da imagem visual no espaço delimitado pela pesquisa. Diante desse contexto supracitado, a presente investigação se justifica baseada em três observações sobre o mundo contemporâneo: na primeira, a imagem visual passou a ter grande importância na sociedade atual, na qual muitas das relações sociais são constituídas por ela indistintamente; em seguida, a imagem visual possui em si uma característica fundamental – a função mediadora, que tanto aciona saberes culturais contextualizados quanto permite uma comunicação eficaz pelo fato de não possuir uma estrutura rígida de linguagem, assim seus signos constitutivos podem assumir qualquer relação representativa; por fim, o livro didático de história do ensino médio como um artefato cultural possui uma infinidade de imagens visuais em suas páginas que retratam saberes consagrados na história da humanidade ao longo do tempo.
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA