PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: AFONSO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AFONSO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Plataforma Virtual
TÍTULO: SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática. Anos Iniciais. Geometria. Saberes Profissionais.
RESUMO: O ensino de Matemática, nos anos iniciais de escolarização, constitui um grande desafio aos professores, especificamente a unidade temática da Geometria. Embora observe-se potente contribuição desse conteúdo para a formação escolar, o abandono do ensino da Geometria tem sido registrado por vários estudiosos. No Brasil, houve um crescente movimento de resgate do ensino dessa temática a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, emergindo discussões acerca da sua importância na formação e desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes. Reconhecendo a legitimidade desses argumentos, este estudo tem por objetivo analisar como tem sido o ensino de Geometria nos anos iniciais, desvelando o lugar atribuído pelos professores ao estudo das figuras geométricas. Para alcançar esse objetivo, tornou-se necessário discutir as relações entre saberes docentes e o ensino da geometria; mapear os saberes dos professores relativos ao ensino dessa unidade temática; e estabelecer relações entre o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de figuras planas. Para subsidiar a construção do diálogo teórico relativo à geometria, fundamentou-se em Pavanello (1989, 1993), Galvéz (1996), Lorenzato (1995), Lima e Carvalho (2010, 2014), Walle (2009), Crowley (1994), principalmente. Enquanto Shulman (2014), Tardiff (2000), Tardiff e Raymond (2000), Ball, Hill e Bass (2005) e Serrazina (2014) alicerçaram as discussões sobre os saberes docentes substanciais à operacionalização do ensino da geometria. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, aportada na compreensão de Prodanov e Freitas (2013), cujos dados serão produzidos a partir de questionário estruturado aplicado aos professores via Google Formulários. Para a organização, a categorização e a análise dos dados, tomar-se-á por base o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Por resultado, almeja-se demonstrar como os professores têm promovido o ensino da Geometria nos anos iniciais, reportando-se, principalmente, aos saberes profissionais, especificamente aos conhecimentos do conteúdo e aos conhecimentos pedagógicos do conteúdo, considerados substanciais ao ensino dessa temática.
Presidente - 2113587 - MARIA ALVES DE AZEREDO
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO