PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DOUGLAS DE ABREU ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DOUGLAS DE ABREU ARAÚJO
DATA: 10/09/2020
HORA: 10:00
LOCAL: PPGDH/UFPB
TÍTULO: A DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO NOS PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NO CÁRCERE NA PERSPECTIVA DE AGENTES EDUCATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Prisão; Ressocialização; Humanização.
PÁGINAS: 102
RESUMO: O presente projeto de dissertação propõe investigar os limites e possibilidades da educação no contexto de ressocialização e humanização nas prisões, tendo como base questionamentos do tipo: Como a educação pode contribuir no processo de ressocialização e humanização das pessoas em situação de restrição e privação de liberdade? Como tem ocorrido a ressocialização dos detentos, através da educação, na Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes? Qual a dimensão que as práticas educativas alcançam na humanização das pessoas em situação de restrição e privação de liberdade? Quais os motivos e aspectos práticos para o não cumprimento da garantia do direito de acesso à educação? Para respondê-los, tem-se como objetivo geral compreender a dimensão da educação nos processos de ressocialização e humanização de pessoas em situação de privação de liberdade na perspectiva de agentes educativos da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa, Paraíba. Como objetivos específicos, buscar-se-á: i) investigar como tem ocorrido a ressocialização dos detentos da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes através da educação; ii) analisar os discursos dos agentes educativos quanto às práticas educativas voltadas à ressocialização e humanização dos detentos; e iii) identificar aproximações e distanciamentos presentes nas práticas educativas da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes quanto às necessidades socioeducacionais dos detentos na perspectiva da garantia dos direitos humanos. Neste contexto, a investigação apresenta categorias teóricas da prisão, educação na prisão e humanização pela educação alicerçada em Freixo (2019); Borges (2018); Maeyer (2013); Julião (2011); Pereira (2011); Romão (2008); Arroyo (2007); Silva (2007); Zitkoski (2006); Bitencourt (2000, 2011); Wacquant (2001, 2008); Hulsman (1997) e mais precisamente as contribuições de Savater (2012); Onofre (2007, 2011, 2012, 2015); Ireland (2011, 2019); Foucault (2002, 2004; 2014); Freire (1980, 1997, 1999, 2000, 2003, 2015); Gadotti (1989, 2010, 2014, 2016). Como metodologia, será empregado a abordagem qualitativa com o uso do método narrativo, sendo adotado para a geração dos dados a entrevista com agentes educativos e a (auto)biografia desse autor, a partir de suas experiências na prisão, tendo como espaço da pesquisa a Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa, Paraíba. O material empírico será analisado pela análise textual discursiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Externo à Instituição - ELIONALDO FERNANDES JULIÃO