PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ FELIX DOS SANTOS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ FELIX DOS SANTOS NETO
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Plataforma Virtual: meet.google.com/rgc-znpm-mem
TÍTULO: PET/ Conexões de Saberes no Campus I na UFPB: Políticas, Práticas e Formação
PALAVRAS-CHAVES: PET/Conexões. Formação docente. Políticas Públicas do Ensino Superior
RESUMO: Este estudo busca analisar as contribuições das politicas educacionais do PET/ Conexões de Saberes para formação e profissionalização docente dos estudantes envolvidos com o programa nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. O PET surgiu em 1979, durante a ditatura militar no Brasil, com a perspectiva de aprimorar os cursos de graduação no país e preparar uma elite intelectual a partir das suas atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente o PET era denominado como Programa Especial de Treinamento, após o processo de avaliação e reorganização no ano 1999, passou a ser designado como Programa de Educação Tutorial. Com as políticas de expansão do ensino superior do REUNI, o programa PET passou por um processo de restruturação e crescimento, ocasionado assim, no surgimento do PET/Conexões do Saberes nos anos 2000. Na UFPB os primeiros grupos foram instituídos em 1988, no entanto é através do edital 09 publicado em 2010 pela SESu/MEC, que o Centro de Educação (CE) passa a ser contemplando com as atividades do programa. Para está pesquisa estabelecemos um percurso metodológico baseado numa abordagem qualitativa, utilizando das técnicas de revisão bibliográfica e analise documental dentro de um recorte temporal entre 2010 e 2019.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES