PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADJEFFERSON VIEIRA ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADJEFFERSON VIEIRA ALVES DA SILVA
DATA: 30/10/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: NAS MARGENS, CURRÍCULOS COM GÊNEROS E SEXUALIDADES: UMA LEITURA A PARTIR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Estudos Culturais; Ensino Fundamental; Currículo; Gênero; Sexualidade
RESUMO: Gênero e Sexualidade atravessam as experiências dos/das indivíduos antes mesmo do nascimento. Entre as várias instâncias sociais a Educação tem se destacado, nas últimas décadas, como espaço acirrado de disputas e, nesse contexto, os currículos – na condição de artefatos sociais, culturais, pedagógicos e, também, de gênero – emergem como um dos principais espaços de confrontos. Minha experiência nos anos finais do Ensino Fundamental tem mostrado que gênero e sexualidade são abordados de forma pontual por docentes implicados política e eticamente com a temática, nessa mesma direção levantamento realizado junto à repositórios de pesquisas consagrados demostra que existem poucos estudos sobre a temática nesse nível de ensino, ao mesmo passo que não foi encontrado nenhum estudo no/sobre o território paraibano. Desta feita, ancorado nos Estudos Culturais da Educação, em sua perspectiva pós-crítica, nos Estudos Curriculares, Estudos de Gênero e Estudos de Sexualidade, na presente pesquisa questiono: Se e como as relações de gênero e as sexualidades são abordadas nos currículos prescritos e nos discursos de professores e professoras atuantes no Ensino Fundamental anos finais em Escolas Cidadãs Integrais pertencentes à 3ª Gerência Regional de Ensino e localizadas em Campina Grande – Paraíba? Partindo desta questão objetivo analisar os currículos prescritos e os discursos pedagógicos de professores e professoras do Ensino Fundamental, anos finais, acerca da (in)visibilidade das questões de gênero e sexualidade. Parto de uma dupla pista: 1. Que os documentos da política curricular – em âmbito nacional e estadual – possibilitam a abordagem/problematização das questões de gênero e sexualidades, mesmo que por meio de percursos alternativos/não explícitos; 2. Que tomando as possibilidades de abordagem/problematização presentes nos documentos curriculares quanto às questões de gênero e sexualidades espera-se que os discursos pedagógicos materializem/abordem/problematizem tais questões, mesmo que tangencialmente. Por tudo isso, esta pesquisa é de caráter qualitativo quanto aos objetivos e procedimentos e aplicada quanto aos resultados almejados. Na produção do material empírico aciono estratégias da pesquisa documental no acesso e salvaguarda de documentos da política curricular, além de documentos das rotinas pedagógicas escolares. Produzo e aplico questionário online a fim de selecionar docentes familiarizadas/os com a abordagem da temática de gênero e sexualidade, atuantes nas escolas selecionadas; e, por fim, aponto o planejamento para realização de entrevistas episódicas semiestruturadas online. Intento analisar o material empírico produzido a partir da perspectiva da Análise Cultural. Ao final, desse texto de qualificação, apresento uma “carta de intenções”, sinalizando os passos ainda por vir e os prazos que imponho para a devida realização.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA