PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RICARDO TARGINO PEREIRA

DISCENTE: RICARDO TARGINO PEREIRA
DATA: 30/11/2020
LOCAL: Trabalho Remoto - Google Meet - endereço: meet.google.com/fvo-fbtq-dby
TÍTULO: A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E A ABORDAGEM À EMPATIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Emocional. Empatia. Educação de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: O presente trabalho busca analisar os processos relacionados à educação emocional na concepção da emoção empatia no contexto da educação de jovens e adultos. O trabalho de campo foi realizado com a abordagem qualitativa e perspectiva Fenomenológica. Foi feita a aplicação de entrevistas em uma escola pública de João Pessoa/PB com o corpo docente que leciona na turma de EJA. Realizou-se também observação como meio de compreender as relações estabelecidas em sala de aula. Os dados foram analisados em uma perspectiva para compreender as informações trazidas pelos instrumentos de coleta de dados além do contexto relacional em que esses indivíduos estão inseridos. Como resultado, obteve-se que, no processo de ensino e aprendizagem dos educadores e educandos, está presente a empatia e sua importância na construção de um ambiente educacional saudável. Porém, percebeu-se a necessidade de um processo de formação em educação emocional para o desenvolvimento de práticas que contribuam na formação educacional. Nesse sentido, o resultado da pesquisa possibilitou a criação de um quadro que objetiva o desenvolvimento de habilidades empáticas necessárias para a formação de um educador.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA