PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: TAMARA ALBUQUERQUE LEITE GUEDES

DISCENTE: TAMARA ALBUQUERQUE LEITE GUEDES
DATA: 30/08/2013
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A participação popular no município de João Pessoa: análise da constituição dos conselhos locais de saúde em algumas comunidades, a partir do olhar da educação popular
PALAVRAS-CHAVES: participação popular, educação popular, conselhos locais de saúde, gestão pública.
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo busca contextualizar o processo da participação popular em saúde no município de João Pessoa-PB, analisando a constituição dos conselhos locais de saúde em algumas comunidades do município, a partir do olhar da educação popular. Nesse sentido, foi tomado como referencial teórico a educação popular e a participação cidadã, em especial as experiências da educação popular em saúde e a participação popular no Sistema Único de Saúde. Considerando o objeto de estudo, foi realizada a escolha metodológica para estruturar a pesquisa a partir de abordagem qualitativa, com base teórica a dialética. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, pesquisa documental sobre os documentos da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa a fim de coletar dados sobre a implantação dos Conselhos Locais de Saúde. Para aprofundarmos este olhar científico acerca do objeto estudado utilizamos o grupo focal. Participaram da pesquisa 04 (quatro) conselhos locais de saúde, totalizando 27 (vinte e sete) pessoas entre os diversos segmentos, representando as comunidades/bairros do Costa e Silva, Grotão, Santa Clara e Cristo Redentor. Para a análise e interpretação dos dados da pesquisa foi escolhido o método da análise de conteúdo. O estudo revelou que embora haja um consenso entre diferentes autores sobre a importância da participação popular no envolvimento das políticas públicas locais e na gestão dos serviços de saúde em nível local, os pesquisadores divergem quando a avaliação da efetividade desta participação. Pudemos perceber que na experiência do município de João Pessoa houve avanço sob a perspectiva da institucionalização dos conselhos e na profusão dos debates sobre a participação popular, desde experiências específicas de algumas comunidades a estruturação dos conselhos distritais e locais de saúde. Ao analisarmos o conteúdo dos debates ocorridos no grupo focal, pudemos categorizar a partir dos seguintes aspectos: perfil geral dos participantes da pesquisa; concepções sobre a participação popular; participação popular na “minha comunidade” e a dimensão educativa da participação. O aprofundamento desses aspectos nos permitiu compreender melhor como se deu o processo da participação popular nas comunidades pesquisadas. Nesse contexto, foram gerados aprendizados coletivos no processo de participação, de exercício de poder popular e da consolidação da cultura de participação no município.

Interno - 331886 - EYMARD MOURAO VASCONCELOS
Presidente - 6338403 - JOSE FRANCISCO DE MELO NETO