PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FABRICIO DE LIMA BEZERRA SILVA

DISCENTE: FABRICIO DE LIMA BEZERRA SILVA
DATA: 29/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/qic-wmdb-hnj
TÍTULO: Planejamento colaborativo no ensino de Matemática a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Educação Inclusiva. Educação Matemática. Desenho Universal para a Aprendizagem. Trabalho Colaborativo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O Desenho Universal para a Aprendizagem tem viabilizado estratégias ao processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, considerando o desafio para uma educação inclusiva. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de construção colaborativa de planos de aulas de Matemática baseados nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Os objetivos específicos são: a) compreender como os professores analisam sua prática pedagógica para a inclusão de alunos com deficiência; b) verificar a contribuição, na percepção dos professores, sobre a utilização dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino de Matemática; c) analisar o percurso de formação colaborativa para o desenvolvimento de planos de aulas em Matemática caracterizado pelo uso do conceito do Desenho Universal para a Aprendizagem. Os participantes colaboradores da pesquisa foram dois professores de Matemática do Ensino Fundamental dos anos finais e uma professora do Atendimento Educacional Especializado que atua na sala de recursos multifuncionais da escola. A pesquisa tem um diálogo teórico fundamentado nos princípios e diretrizes do Desenho Universal para a Aprendizagem acerca da construção dos planos de aula desenvolvidos com os professores no tipo de pesquisa colaborativa com abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa realizaram-se nove encontros com os três professores em plataforma virtual, nos quais foram abordados o seguinte: a apresentação da proposta e realização de entrevistas; discussão sobre o trabalho colaborativo e conceito do Desenho Universal para a Aprendizagem; análise dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (três encontros); instruções para construção dos planos de aulas colaborativo na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem; produção dos planos (dois encontros); e, por último, a avaliação do trabalho realizado. Referindo-se a coleta de dados, foi elaborado um roteiro previamente para realização das entrevistas semiestruturadas com os professores colaboradores e foram realizadas gravações em vídeos dos encontros com estes profissionais. Para análise, após as transcrições dos dados, utilizou-se a proposta da tematização. Como resultado, os professores colaboradores consideraram que o Desenho Universal para a Aprendizagem é um importante conceito na busca pela perspectiva de participação de todos os alunos nas atividades pedagógicas. O plano de aula elaborado, a partir do modelo de formação colaborativa, possibilitou que os profissionais tivessem à sua disposição diferentes aspectos do ensino. No entanto, os planos de aulas desenvolvidos somente pelos professores se mostraram limitados acerca da oferta de múltiplas estratégias. Concluiu-se, portanto, que o planejamento colaborativo entre o pesquisador, professores do ensino comum e professora do Atendimento Educacional Especializado demonstrou ter potencial para alcançar práticas efetivas e inclusivas.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo ao Programa - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO