PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: HERICA PAIVA FELISMINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERICA PAIVA FELISMINO
DATA: 24/02/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO BIOSSUSTENTÁVEL: uma proposta teórico-metodológica para a formação de professores em Educação Ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Educação Biossustentável. Educação Biocêntrica. Afetividade. Aprendizagem
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação Biossustentável é uma proposta teórico-metodológica estruturada com base da Educação Biocêntrica tem como finalidade, neste estudo, nortear o ensino da Educação Ambiental para um processo de aprendizagem mais eficaz. Este estudo teve como questões norteadoras: quais os princípios teórico-metodológicos de uma Educação Biossustentável? Como a Educação Biossustentável pode influenciar qualitativamente a formação de educadores ambientais? É grande a preocupação em como trabalhar a Educação Ambiental nos ambientes escolares e fora deles para que atinja o objetivo de formar cidadãos aptos a entender as exigências do meio ambiente e defender, com ética, a justiça ambiental em prol de uma sociedade sustentável. Para isso, é preciso que os professores sejam capacitados para entender como se dá o processo de aprendizagem e a complexidade do meio ambiente e de seus agravos. Realizamos um apanhado de vinte e cinco teses que foram analisadas cuidadosamente e extraído delas a principal temática trabalhada, os objetivos, o conceito de Educação Ambiental, os aspectos metodológicos, os teóricos mais evidenciados e os temas mais abordados ligados ao meio ambiente. Estes dados demonstraram carência em pesquisas que enfatizassem o processo de aprendizagem vinculado à vivência e à afetividade. A Educação Biossustentável entra como uma ferramenta fundamental para Educação Ambiental, contribuindo de forma teórico-metodológica para um processo de aprendizagem que conduz à consciência ecológica e à mudança de comportamento frente ao meio ambiente.
Externo à Instituição - EDMILSON FERREIRA PIRES
Presidente - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES